Notícias
RECEPÇÃO HUMANITÁRIA
Governo Federal recebe 95 brasileiros repatriados em nova ação de acolhimento humanitário
(Foto: Divulgação)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integrou nova operação interministerial para a recepção humanitária de 95 brasileiros repatriados vindos dos Estados Unidos nesta sexta-feira (4). A ação cumpre determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O voo procedente dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) por volta das 11h15 e os repatriados foram encaminhados para um hotel, onde foram recebidos por uma estrutura de acolhimento humanizado que incluiu alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e encaminhamento para deslocamento para suas residências por meio terrestre. Do total de repatriados, 49 seguem para Minas Gerais, sendo 24 em ônibus fornecido pelo governo federal, enquanto os demais permanecem no Ceará ou são encaminhados para as demais regiões do país. Seis eram procurados pela Justiça e foram detidos no aeroporto.
Até agora, o Brasil recebeu 1149 repatriados entre os meses de fevereiro e julho deste ano, em operações organizadas pelo Governo Federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Esta foi a segunda ação de acolhimento desta semana, após operação excepcional realizada em Confins (MG).
Operação interinstitucional
As operações de repatriação organizadas pelo Governo Federal têm foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Desde o dia 21 de julho, segue novo modelo de acolhimento, sem apoio de voos da FAB.
“Desde fevereiro, o governo federal tem trabalhado para poder garantir que essas pessoas retornem para casa sem violação de direitos humanos e com dignidade. Foi montada uma ação envolvendo vários ministérios para tornar o nosso trabalho aqui mais calmo”, explica Paulo Victor Pereira Resende Silva, gerente de Projeto da Secretaria-Executiva do MDHC.
Durante a acolhida, o MDHC também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC.
A operação é organizada pelo MDHC em parceria com outros ministérios e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), além do governo do estado do Ceará, por meio de suas Secretarias dos Direitos Humanos e de Proteção Social.
Leia também:
Governo federal recebe 46 brasileiros repatriados em operação excepcional em Confins (MG)
Texto: F.T.
Edição: M.C.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.