Notícias
PROTEÇÃO INTEGRAL
Em Salvador, MDHC participa do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
(Foto: Undime/Divulgação)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), participa do 20º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que ocorre de 27 a 30 de julho, no Centro de Convenções Salvador, na capital da Bahia.
O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reúne cerca de 2.500 participantes de todo o país, entre gestores, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas, para discutir temas estruturantes e decisivos para o futuro da educação nos municípios.
Durante a mesa de abertura realizada no último domingo (27), a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, destacou a importância de integrar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) com as políticas educacionais. “A escola é um espaço essencial de proteção. É ali que muitas violações de direitos são percebidas primeiro e, por isso, é fundamental que os sistemas de educação estejam em diálogo com os sistemas de proteção social”, afirmou.
Para Pilar, a realização de encontros estaduais contribui para que as diretrizes educacionais estejam alinhadas com a realidade e as necessidades das infâncias e adolescências brasileiras. "Participar deste espaço com os dirigentes municipais de educação é uma oportunidade estratégica para garantir que as políticas voltadas à infância e à adolescência sejam compreendidas como uma prioridade compartilhada entre a União, estados e municípios", destacou.
A participação da SNDCA reforça a diretriz da atual gestão de promover ações conjuntas para o fortalecimento de políticas públicas mais coesas e eficazes, reafirmando o compromisso da pasta com foco na proteção integral de crianças e adolescentes entre as esferas federal, estadual e municipal.
Espaço estratégico
O presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, destacou o apoio do Governo da Bahia ao evento e a oportunidade de debater os temas estruturantes e relevantes para a elaboração do Plano Nacional de Educação. Na ocasião, também será realizada a eleição e posse da nova diretoria executiva e conselho fiscal responsáveis pelo biênio 2025-2027.
O fórum ainda será espaço para apresentar estratégias e experiências exitosas desenvolvidas na Bahia, com destaque para programas como o Universidade para Todos, o Índice de Melhoria da Educação (IMED) e as formações promovidas pela Universidade.
Durante a programação, os participantes acompanharão conferências, mesas-redondas e salas temáticas.
*Com informações do Governo do Estado da Bahia
Leia também:
Crianças e adolescentes em situação de rua apresentam Carta Compromisso em seminário nacional
Texto: P.V.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.