Notícias
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MDHC lança curso para aprimorar acesso de pessoas com deficiência às Unidades Básicas de Saúde
Capacitação faz parte do plano Novo Viver Sem Limite, que busca garantir acesso a direitos para pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades (Foto: Clarice Castro/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta segunda-feira (17), a capacitação "Unidade Básica de Saúde (UBS) Acessível e Inclusiva: Curso básico sobre acesso de pessoas com deficiência à Atenção Primária à Saúde (APS)”. Realizado em parceria com o Observatório Deficiência da Universidade de Brasília (UnB), o treinamento terá um total de 30 horas distribuídas em seis semanas de atividades. Serão ofertadas videoaulas, bibliografia complementar, exercícios e acompanhamento tutorial.
A expectativa é de que até 3 mil médicos sejam contemplados pela ação. “Levar os conceitos de acessibilidade e inclusão aos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) é elevar a cidadania brasileira”, afirmou a ministra Macaé Evaristo durante o lançamento do curso.
Considerando que no Brasil vivem hoje 18,6 milhões de pessoas com deficiência, a ministra admitiu que se trata de um desafio, mas, ponderou que a meta de inclusão encontra respaldo e apoio na legislação brasileira. “A nossa tarefa é gigantesca. Temos a missão de eliminar barreiras, enfrentar o capacitismo e de fazer valer a Constituição Federal na garantia dos direitos fundamentais de toda a população brasileira e, em especial, da população brasileira com deficiência”, disse.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver Sem Limite, que busca garantir mais dignidade e acesso a direitos para pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o país. “Se uma UBS bem atende uma pessoa com deficiência e garante políticas que garantam a sua plena inclusão, efetivamente estaremos trabalhando pela inclusão de todos aqueles que procuram o atendimento e os serviços das Unidades Básicas de Saúde”, enfatizou.
Atenção primária acessível e inclusiva
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, definiu o curso como um marco na construção de políticas públicas, por meio da preparação de profissionais de saúde. “O curso representa esse avanço significativo para que a gente altere a cultura das nossas organizações e instituições e torne a atenção primária em saúde mais acessível e inclusiva, integrando a agenda de promoção de direitos em torno do Novo Viver Sem Limite”, afirmou.
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) será a responsável por capacitar as médicas e os médicos bolsistas para prestar assistência a pessoas com deficiência e suas famílias no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). “Esperamos que esta parceria possa se transformar em outras parcerias no sentido de tornar a Atenção Primária à Saúde cada vez mais inclusiva, já que ela é a grande porta de entrada do Sistema Único de Saúde e”, declarou o presidente da AgSUS, André Longo.
Novo Viver Sem Limite
A primeira fase do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver Sem Limite prevê investimentos no valor de R$ 6,5 bilhões na elaboração e implementação de políticas públicas de promoção dos direitos da pessoa com deficiência. Ao todo, são 95 ações, das quais 17 já foram concluídas e outras 18 apresentam entregas parciais. A medida representa o compromisso no enfrentamento às violências e à discriminação, deliberada ou acidental, que pessoas com deficiência sofrem diariamente em suas vidas.
AgSUS
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) é um ente jurídico criado para dar suporte operacional à execução de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde, especialmente nas áreas de Atenção à Saúde Indígena e na Atenção Primária à Saúde. A proposta é prestar atendimento qualificado ao usuário com ênfase em localidades com pouca oferta de profissionais de saúde.
Leia também:
MDHC incentiva adesão de municípios ao programa Novo Viver Sem Limite em Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas
Texto: D.V.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa