Notícias
SAÚDE
MDHC participa do Seminário Nacional Saúde nas Periferias em Brasília
(Foto: Le´tícia Faria/ASPAD)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Assessoria de Participação Social e Diversidade, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério das Comunicações (MCom), realiza entre os dias 10, 11 e 12 de dezembro o Seminário Nacional Saúde nas Periferias: Dados de Favelas e Comunidades Urbanas, no Edifício Correios Sede, em Brasília (DF).
O evento tem como objetivo fortalecer a integração entre instituições públicas, organizações sociais e comunidades para produzir e utilizar dados territorializados sobre favelas e comunidades urbanas, qualificando o diagnóstico em saúde e subsidiando políticas públicas baseadas em evidências, orientadas pela equidade e pela redução das desigualdades.
Durante a abertura do evento, na quarta-feira (10), a chefe da Assessoria de Participação Social do MDHC, Ana Karla Pereira, reiterou o compromisso do ministério com a visibilidade dos territórios populares, o enfrentamento das desigualdades e a promoção de direitos para populações historicamente invisibilizadas.
“Participar deste seminário reafirma o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em fortalecer políticas públicas orientadas pela equidade. Reconhecer as favelas e comunidades urbanas como parte legítima do território brasileiro é essencial para enfrentar desigualdades históricas e ampliar o acesso a direitos. Dados qualificados são ferramentas de justiça social”, destacou.
Compromisso com a equidade
O encontro reúne gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias, criando um espaço qualificado de diálogo sobre desigualdades socioespaciais e sobre a importância de dados oficiais e não oficiais para orientar políticas públicas de equidade.
A programação inclui mesas temáticas que discutem desafios na produção de dados oficiais e não oficiais, integração de registros administrativos, perspectivas para o Censo Demográfico 2030 e oficinas práticas conduzidas pelo IBGE.
Avanços na integração institucional
O seminário é também um marco para o anúncio da elaboração de instrumentos de cooperação entre o MS e o IBGE, fundamentais para qualificar a representação das favelas e comunidades urbanas nas estatísticas nacionais, reforçando as articulações conduzidas pelo MDHC para promover políticas públicas mais justas e orientadas por evidências.
Leia também:
Na Câmara, MDHC participa de sessão solene em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
Texto: P.V.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.