Notícias
DIÁLOGOS FEDERATIVOS
MDHC defende ampliar participação das mulheres nos espaços de poder, ao integrar Caravana Federativa
(Foto: Gabriela Matos/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou, na sexta-feira (12), do painel "Diálogos Federativos – Participação das mulheres nos espaços de poder e na construção das políticas públicas", realizado durante a Caravana Federativa, realizada em Belo Horizonte (MG) na semana passada. O encontro reuniu prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, gestoras públicas municipais e estaduais, além de representantes de movimentos sociais.
Representando o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a chefe de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Marileia Goin, destacou que a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a efetividade das políticas públicas.
“Ainda persistem desigualdades estruturais que limitam o acesso e a permanência das mulheres aos espaços de decisão, como a sobrecarga do cuidado e a violência política de gênero. Enfrentar esses desafios e garantir a participação de mulheres negras, com deficiência, indígenas, quilombolas e de diferentes territórios é um compromisso permanente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, destacou.
Na oportunidade, a gestora também abordou o enfrentamento ao capacitismo e às desigualdades que atravessam a trajetória de mulheres nos espaços de decisão. Segundo ela, os percursos de mulheres que chegam a posições de gestão revelam obstáculos estruturais que não se impõem da mesma forma aos homens. “Nenhuma de nós alcança esses lugares sem carregar um conjunto de barreiras que passam pela maternidade, pela sobrecarga do cuidado, pela desigualdade salarial, pelo racismo estrutural, pelo capacitismo e pela violência política de gênero”, pontuou.
A reflexão apresentada por Marileia também dialoga com a campanha nacional de enfrentamento ao capacitismo, desenvolvida pelo MDHC no mês de dezembro. A campanha conta com a assistência técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), responsável pela cartilha “Combata o Capacitismo”, que serve como base conceitual para os materiais educativos e as ações de comunicação da campanha.
Participação feminina
Durante o painel, a secretária nacional de Articulação Institucional do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy, ressaltou a importância de ampliar a participação feminina nos espaços de poder e o papel dos municípios na consolidação das políticas para as mulheres. “Convidamos os municípios de Minas Gerais a implantarem organismos de políticas para as mulheres, considerando que o estado é, proporcionalmente, o que mais possui OPMs no país. A participação das mulheres nos espaços de decisão é fundamental para a democracia, e a baixa representatividade, hoje em torno de 18% nos parlamentos, exige medidas como a reserva de cadeiras nos legislativos”, afirmou.Também integrou o debate a prefeita de Pavão (MG), Jane Carla, que compartilhou a experiência da gestão municipal e os desafios enfrentados pelas mulheres no exercício de cargos públicos. A coordenação da atividade ficou a cargo de Heluisa Soares da Silva, gerente de Minas Gerais e Espírito Santo da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo do Brasil que tem como objetivo ampliar o acesso de estados e municípios às ações governamentais, por meio da oferta de atendimentos integrados, apoio técnico, orientações e articulação direta com ministérios e órgãos federais. A proposta busca acelerar a resolução de demandas locais e fortalecer a capacidade dos entes federados na implementação de políticas públicas nos territórios.
Leia também:
Governo do Brasil lança Plano Nacional de Cuidados com investimento de R$ 25 bilhões até 2027
Texto: M.C.M./T.A.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
