Notícias
PESSOAS IDOSAS
Projeto Viva Mais Cidadania Digital vence Prêmio Piauí de Inclusão Social 2025
(Foto: IFPI/Divulgação)
O Projeto Viva Mais Cidadania Digital, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), foi o vencedor do Prêmio Piauí de Inclusão Social 2025, na categoria “Inovação”. A premiação, promovida há 20 anos pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, valoriza iniciativas que transformam vidas e combatem a exclusão social no estado do Piauí, destacando projetos voltados à promoção de direitos, inclusão e equidade.
O projeto tem como foco promover a inclusão digital a todas as pessoas idosas, ampliando o acesso a direitos, principalmente as que nunca tiveram acesso ao ambiente virtual e estão em condições de maior vulnerabilidade, além de fortalecer a cidadania e incentivar a participação social.
Para a coordenadora-geral dos Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade e Discriminação Multipla (CGDPI), Paula Érica Batista de Oliveira, o reconhecimento confirma a importância da iniciativa em um contexto de profundas transformações tecnológicas.
“Essa premiação nos mostra o reconhecimento de que a Educação Midiática e Cidadania Digital para pessoas idosas não se trata apenas de uma iniciativa de inovação tecnológica, mas de uma necessidade contemporânea social, visto que o acesso consciente às tecnologias precisa ser garantido de forma ampliada e equânime a todos os grupos sociais, considerando seus perfis, riscos e vulnerabilidades”, destacou.
Já a coordenadora do projeto pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) – parceiro na implementação da atividade no estado – Fernanda Pereira da Silva Rocha, ressaltou que “o projeto levou cidadania, segurança e autonomia para as pessoas idosas, respeitando a realidade de cada participante e fortalecendo a relação entre gerações”, afirmou.
Viva Mais Cidadania
O Viva Mais Cidadania Digital é uma extensão do Programa Viva Mais Cidadania, voltado à promoção dos direitos humanos e fortalecimento da cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação. O público-alvo do programa são grupos sociais marcados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa.
Entre os objetivos do programa, estão a promoção da comunicação e a participação social para a sensibilização sobre o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa, por meio da valorização da cultura, da territorialidade, da memória e da ancestralidade.
No Piauí, os participantes integram Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros equipamentos públicos
O programa prevê, ainda, o acesso à saúde, à previdência social, à assistência social e a outros direitos que possam contribuir para o envelhecimento ativo e saudável das pessoas idosas de maneira facilitada.
Leia também:
MDHC estimula debate sobre envelhecimento na VI Conferência Estadual do Maranhão
Texto: P.V.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.