Notícias
AMAZÔNIA
Prevenção ao escalpelamento é tema de novo boletim do MDHC
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nesta quinta-feira (28), Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lança mais um episódio do boletim de rádio “Na Frequência dos Nossos Direitos”, em parceria com a Rádio Gov.
A edição tem como tema central a prevenção do escalpelamento, um dos acidentes mais graves que atingem comunidades ribeirinhas da Amazônia. Ocorre quando cabelos, correntes ou roupas se enroscam no eixo descoberto dos motores de embarcações, provocando o arrancamento brusco do couro cabeludo.
Escute aqui:
Ministério dos Direitos Humanos incentiva combate ao escalpelamento no Brasil
Os casos são mais frequentes em embarcações de pequeno porte, principal meio de transporte nos rios amazônicos. As vítimas, em sua maioria mulheres e meninas de cabelos longos, podem ter não apenas o couro cabeludo arrancado, mas também orelhas, sobrancelhas, pálpebras e partes do rosto e pescoço, resultando em deformações permanentes e até em morte.
O Pará lidera o ranking de ocorrências de acidentes por escalpelamento no Brasil, com mais de 200 casos registrados, conforme revela uma pesquisa da Fundação Amazônia de Amparo e Pesquisa (Fapespa). A maioria das vítimas são mulheres jovens, residentes em áreas ribeirinhas da Amazônia paraense. Os dados são alarmantes: 98% das vítimas são mulheres e apenas 2% são homens.
Na Frequência dos Nossos Direitos
O boletim “Na Frequência dos Nossos Direitos” vai ao ar todas as quintas-feiras, das 16h às 17h, dentro do programa Assunto Federal. A transmissão é feita pela Rádio Gov e mais de 1.600 emissoras credenciadas podem reproduzir o conteúdo em todo o país.
Neste Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, emissoras da Região Norte receberam o boletim com prioridade. Todas as edições anteriores estão disponíveis no site da Rádio Gov e no portal do MDHC.
Com essa iniciativa, o MDHC reforça o compromisso de ampliar o acesso à informação e garantir a difusão de políticas públicas em defesa dos direitos humanos e da cidadania.
Nesta semana, ainda haverá uma edição extra na sexta-feira (29), no mesmo horário, com cobertura da solenidade de entrega das certidões de óbito retificadas de pessoas mortas e desaparecidas políticas durante a ditadura militar.
Leia também:
MDHC mobiliza municípios a aderirem ao Novo Viver sem Limite e reforça pacto federativo
Texto: G.O
Edição: F.T
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538