Notícias
MEMÓRIA E VERDADE
MDHC reforça compromisso com políticas de memória e reparação histórica em seminário no Rio
(Foto: Divugação)
Na última segunda-feira (11), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) reforçou compromisso com políticas de memória e reparação histórica durante o seminário "Travessia: Memórias Reveladas", no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Promovido pelo Instituto Pretos Novos (IPN), o encontro representou um marco no debate público sobre o legado da escravidão no Brasil, a centralidade da memória negra e os desafios atuais em torno da reparação histórica.
Durante o evento, foram apresentados os resultados de uma ampla pesquisa documental que fundamenta a trilogia de obras sobre o Cemitério de Pretos Novos, escrita pela equipe de pesquisa coordenada pelo professor João Carlos Nara Jr. Autoridades e especialistas também reforçaram a importância de resgatar narrativas apagadas, valorizar espaços de memória e transformá-los em instrumentos de justiça social e histórica.
Representante do MDHC no evento, a coordenadora-geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, Moema Carvalho, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo IPN e o caráter simbólico da publicação da trilogia. Para ela, a iniciativa representa um divisor de águas para a construção da verdadeira história da população brasileira. “A partir deste momento, assumimos o compromisso de transformar a dor revelada pelos dados históricos, documentos e ossadas aqui apresentadas em ações concretas de reparação e de não repetição”, afirmou.
A coordenadora-geral ressaltou, ainda, que o MDHC vem estruturando políticas públicas voltadas ao reconhecimento simbólico, à educação patrimonial e à sinalização de lugares de memória da escravidão, fortalecendo o direito à memória e à verdade. Segundo ela, iniciativas como o seminário "Travessia: Memórias Reveladas" cumprem um papel essencial ao aproximar academia, poder público e sociedade civil, promovendo articulação entre redes de pesquisa e incidência política.
Instituto Pretos Novos
Localizado sobre o antigo Cemitério de Pretos Novos, no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, o Instituto Pretos Novos reafirma sua importância como um dos mais relevantes lugares de memória do país. O evento alcançou seus objetivos centrais: divulgar dados inéditos da pesquisa documental, abrir novas frentes de investigação, refletir sobre as implicações contemporâneas da memória da escravidão e consolidar redes de pesquisadores e ativistas comprometidos com a luta antirracista.
Leia também:
MDHC capacita servidores de Petrópolis sobre implementação de memorial na antiga Casa da Morte
Texto: R.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.