Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Institucionalidade de políticas públicas de Direitos Humanos é debatida em seminário em Brasília
Discussões do evento buscaram caminhos para fortalecimento e institucionalização das políticas de Direitos Humanos no país (Foto: Ariel Morais - Ascom/MDHC)
Especialistas, gestores governamentais e acadêmicos nacionais e internacionais participaram, nessa quarta-feira (5), em Brasília (DF), do seminário “Construindo Capacidades para o MDHC do Futuro: cultura e arranjos institucionais de direitos humanos”. Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o evento marcou, de forma inédita, a proposição de recomendações para transformar a atuação da Pasta de Direitos Humanos de maneira institucional, consolidando uma cultura de respeito e garantia de direitos efetivos e permanentes à sociedade brasileira, especialmente para grupos vulneráveis atendidos pelas políticas públicas do Ministério.
O seminário foi dividido em quatro mesas e trouxe reflexões sobre temas diversos como os desafios, conquistas e legados; capacidades institucionais para políticas públicas em direitos humanos; experiências internacionais; e os caminhos para a efetivação da Rede Nacional de Direitos Humanos.

- Secretária-executiva defendeu que as discussões do seminário se reflitam em uma transformação concreta na vida das pessoas (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
A fala da secretária-executiva ocorreu durante a mesa que dialogou sobre o tema "De onde viemos e onde queremos chegar?". Participaram da discussão a professora da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, Michelle Morais de Sá e Silva; e o chefe de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Andrei Soares.
Rita Oliveira também citou a importância da democracia para os direitos humanos. “Quando falamos da democracia, eu acho que tocamos no ponto que é central para os nossos desafios do presente, especialmente no que diz respeito aos ataques contra a democracia que vêm ocorrendo e que não nos deixam relaxar no que diz respeito à defesa institucional da democracia”, citou, ao destacar a ligação entre os conceitos.
Mediada pela chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDHC, Clara Solon, a segunda mesa debateu as experiências internacionais relacionadas às políticas de direitos humanos. Participaram o representante Regional para a América do Sul no Alto Comissariado da Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jan Jarab; e o pesquisador do Evidência Express (EvEX Enap), Jaime Macedo de Brito Bastos.

- Desafios orçamentários foram um dos temas do debate nessa quarta-feira (5) (Foto: Ariel Morais - Ascom/MDHC)
Acompanharam os debates a professora da Fundação Getúlio Vargas e procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane Pinto; o professor visitante da University of Manchester (Inglaterra), da Université Le Havre Normandie (França), da Universidad Panamericana (México) e da Universidad de Comahue (Argentina), Rafael Valim; o coordenador-geral de Indicadores e Evidências da Secretaria-Executiva do MDHC, Roberto Pires; e o coordenador-geral de Pesquisa na Diretoria de Altos Estudos da Enap, Rafael Viana.
Rede Nacional de Direitos Humanos

- Assessor especial Ruy Conde detalhou as perspectivas para a Rede Nacional de Comunicadores em Direitos Humanos (Foto: Ariel Morais - Ascom/MDHC)
O assessor de comunicação destacou a importância de ressignificar os direitos humanos e como comunicar esses novos aspectos. “A comunicação é um dos pilares dos direitos humanos e, nesse contexto de entender o conceito dos Direitos Humanos, nasce um dos primeiros desafios da Rede de Comunicação que é a ressignificação. A nossa gestão, com todas as entregas e todo esse trabalho árduo, busca fazer essa ressignificação. A rede vai ser positiva nesse aspecto, pois vai territorializar o que de fato significa a temática dos Direitos Humanos.", explicou.
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Pela manhã, o ministro Silvio Almeida marcou presença no seminário, oportunidade em que assinou a portaria que instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para a apresentação de estratégias voltadas à criação e à implementação do Sistema Nacional de Direitos Humanos.
Leia também:
Texto: T.P.
Edição: P.V.C.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa