Notícias

TRABALHO CONJUNTO

Mais de R$ 737 mil serão destinados à promoção do equilíbrio trabalho-família

A iniciativa é da Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB)
Publicado em 24/11/2021 15h37 Atualizado em 24/11/2021 15h40
SNF e UnB

A secretária nacional da família, Angela Gandra, formaliza a parceria. O documento foi publicado nesta segunda-feira (22). (Foto: Divulgação)

Um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Universidade de Brasília (UnB) foi publicado nesta segunda-feira (22), com a proposta de desenvolver pesquisa para subsidiar o Programa de Equilíbrio Trabalho-Família, do MMFDH. Entre as ações, a parceria prevê a realização de estudo científico, mapeamento de competências, trilhas de aprendizagem e modelos de gestão.

O plano de trabalho tem a vigência de 14 meses. Durante o período, serão mapeadas, junto a gestores, trabalhadores e famílias, as competências necessárias à promoção do enriquecimento trabalho-família.

Acesse o Termo de Execução Descentralizada nº 9/2021

“A riqueza de um estudo, de uma pesquisa e o aprofundamento acadêmico são fundamentais para projetarmos políticas públicas e depois para confirmarmos essas políticas. Pesquisas com a participação de pessoas pós-graduadas, doutorandos e mestrandos de uma grande universidade nos traz uma riqueza enorme para que possamos ter evidências e subsídios para seguirmos aprimorando nossos programas e políticas”, afirmou a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra.

Para a diretora de equilíbrio trabalho-família da SNF, Lília dos Santos, além de trazer evidências concretas para o aprimoramento de programas, a parceria vai ajudar na disseminação e na sensibilização das empresas sobre a importância de práticas que buscam a harmonia da vida familiar com a vida profissional.

“Precisamos disseminar os benefícios de implementação de uma cultura familiarmente responsiva para as empresas e para as famílias. Este estudo certamente vai nos ajudar e, além disso, vai fortalecer a edição 2021/2022 do Selo Empresa Amiga da Família (SEAF)”, completou a diretora.

Na oportunidade, a gestora lembrou que as inscrições para empresas interessadas em receber o SEAF estão abertas até o dia 9 de janeiro.

Confira o edital e as regras para participação no SEAF

A reitora da UnB, Márcia Moura, comemorou a parceria com o MMFDH. “Desenvolver esta pesquisa nos dará uma grande oportunidade de fazermos algo de muita importância para a sociedade brasileira”, enfatizou.

Programa

Lançado em 2020 pelo MMFDH, o Programa de Equilíbrio Trabalho-Família tem o objetivo de desenvolver ações de fomento ao equilíbrio entre responsabilidades familiares e profissionais no Brasil, promovendo o bem-estar dos trabalhadores e suas famílias e, consequentemente, o aumento da produtividade das organizações e o desenvolvimento econômico e social.

A iniciativa abrange três componentes: Ações de Educação em Equilíbrio Trabalho-Família, o Selo Empresa Amiga da Família e o Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família.

Conheça o programa

Para mais informações:

gab.snf@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

(61) 2027-3538

Reportar erro