Notícias

Ouvidoria articula parceria com a Polícia Federal para defesa de diretos humanos

Publicado em 16/10/2020 13h33
Ouvidoria articula parceria com a Polícia Federal para defesa de diretos humanos

Foto: Clarice Castro/MMFDH

A Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) articula uma parceria com a Polícia Federal (PF) com foco no combate a violações e defesa de direitos humanos. A equipe, responsável pelo Disque 100 e pelo Ligue 180, se reuniu com representantes da Divisão de Repressão a Crimes Contra Direitos Humanos da Polícia Federal nessa quinta-feira (15).

A ONDH, que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mostrou para os integrantes da PF como é realizado o processo de coleta, processamento e encaminhamento das denúncias registradas pelos canais de atendimento dos casos de violações de direitos humanos.

Para o ouvidor nacional de direitos humanos, Fernando Ferreira, esse é mais um passo no trabalho da atual gestão em construir uma ONDH de Estado, baseada em critérios técnicos.

“Estamos realizando parcerias em diversos âmbitos para melhorar o fluxo de encaminhamento das denúncias do Disque 100 e do Ligue 180. Essa aproximação com outras instituições é extremamente relevante para o enfrentamento de violações, principalmente contra as pessoas mais vulneráveis”, afirmou

Na oportunidade, o ouvidor recebeu uma moeda de reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da defesa de direitos humanos. Os coordenadores-gerais do Disque 100 e do Ligue 180 também foram agraciados com homenagem. A condecoração foi entregue pelo delegado da Divisão de Repressão a Crimes Contra Direitos Humanos da Polícia Federal, Daniel Daher.

Ouvidoria

A ONDH é um importante elo de comunicação entre o poder público e a sociedade. Para isso, mantém canais acessíveis e permanentes entre a sociedade e os gestores públicos, assegurando ao cidadão a oportunidade de registrar suas reclamações e denúncias de violações de direitos humanos.

Por meio do Disque 100 e do Ligue 180, a Ouvidoria recebe, examina e encaminha denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos.

O Disque 100 e o Ligue 180 são gratuitos e funcionam 24h por dia. Recebe mais de 11 mil ligações diárias. Dessas, aproximadamente mil são denúncias de violações de direitos humanos.

Além do número telefônico, agora os canais funcionam pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pela página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também há atendimento pelo Telegram.

Para dúvidas e mais informações:
ouvidoria@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro