Notícias

Editais do programa Horizontes selecionam organizações para capacitação de jovens

Publicado em 15/10/2020 11h52 Atualizado em 15/10/2020 17h15
Editais do programa Horizontes selecionam organizações para capacitação de jovens

O programa Horizontes já está dando os primeiros passos para fomentar o empreendedorismo e a inovação. A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) publicou, nesta quinta-feira (15), cinco editais para selecionar organizações da sociedade civil que possuam projetos na área voltados para a capacitação de jovens de 18 a 29 anos.

Os cursos e oficinas oferecidos pelas organizações selecionadas devem promover a emancipação e a dignidade do jovem por meio da integração às cadeias econômicas e inserção no mercado de trabalho.

Para a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, os primeiros editais representam uma aproximação com a sociedade civil. “Buscamos e desenvolvemos as tecnologias sociais mais inovadoras e eficientes em realmente transformar a vida de nossos jovens. Esperamos que, com o sucesso dessas primeiras ações, possamos ampliar o Horizontes para beneficiar todos os nossos jovens de todas as regiões", afirma.

Cada edital de seleção tem um público-alvo específico, escolhido em razão da vulnerabilidade social e dos desafios identificados. Há oportunidades voltadas para os jovens do arquipélago do Marajó, negros, transexuais e travestis, com deficiência e para jovens mulheres.

Acesse os editais

As propostas devem ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O cadastro e o envio para análise devem ocorrer até às 23h59 do dia 16 de novembro de 2020. Saiba mais.

Confira o cronograma completo:

• Publicação do Edital de Chamamento Público.: 15/10/2020;
• Envio das propostas: 15/10/2020 a 16/11/2020;
• Etapa de avaliação das propostas pela Comissão de Seleção: 17/11/2020 a 20/11/2020;
• Divulgação do resultado preliminar: previsto para 24/11/2020;
• Interposição de recursos contra o resultado preliminar. 5 dias contados da divulgação do resultado preliminar;
• Análise dos recursos pela Comissão de Seleção: 5 dias após prazo final de apresentação das contrarrazões aos recursos;
• Homologação e publicação do resultado definitivo da fase de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver): previsto para 15/12/2020.

Programa Horizontes

Lançado no dia 7 de outubro, o programa Horizontes é uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender. Saiba mais.

Para dúvidas e mais informações:
juventude@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro