Notícias

SNJ lança medidas aos jovens para combate ao coronavírus

SNJ lança medidas aos jovens para combate ao coronavírus

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realizou, nesta sexta-feira (20), videoconferência com os gestores estaduais de juventude para discutir as medidas a serem tomadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Na reunião, foram discutidos os principais desafios na conscientização dos jovens durante esse momento sensível da pandemia. As regras básicas de isolamento social e higiene, por exemplo, devem ser reforçadas com o público de 15 a 29 anos, que ainda age, muitas vezes, de forma inconsequente, ao fazer reuniões entre amigos em casa e atividades não necessariamente isoladas.

Diante disso, foram definidas cinco ações conjuntas entre a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), as gestões estaduais de juventude e as municipais, caso desejem participar.

A primeira medida é uma campanha de conscientização da necessidade de quarentena e isolamento social voluntário, com o intuito de incentivar o afastamento dos grupos de amigos e a não visitar os avós e demais pessoas idosas.

A segunda é a produção de cards para as redes sociais, com o objetivo de incentivar jovens a ajudarem os grupos de riscos a comprarem o necessário, seguindo as instruções de higiene que não exponham as pessoas a riscos de contaminação.

Outra medida é a divulgação de cursos e oportunidades disponíveis aos jovens neste período de isolamento social.

A quarta ação será informativa, sobre a ID jovem e a circulação interestadual.

Já a última medida será a prestação de Informações sobre benefícios concedidos pelo Ministério da Economia para beneficiar os mais vulneráveis, como a concessão de R$ 200 para autônomos e desempregados de famílias pobres.

Desafio Solidário

Nas redes sociais da SNJ, já foi lançado o “Desafio Solidário”, iniciativa que incentiva os jovens a ajudarem pessoas do grupo de risco, indo às ruas por elas e evitando que saiam de casa. 

A ação também dá dicas e orientações sobre como prevenir a transmissão do vírus com hábitos de higiene e evitar o contato físico.

Reportar erro