Notícias

Brasil destaca ações de combate à pandemia na 18ª Reunião Especializada em Juventude do Mercosul

Brasil destaca ações de combate à pandemia na 18ª Reunião Especializada em Juventude do Mercosul

Foto: Divulgação SNJ

Medidas adotadas para a retomada econômica e social pós pandemia foram o destaque da 18ª Reunião Especializada em Juventude do Mercosul (REJ). Durante o encontro, realizado nesta segunda-feira (22), o Brasil foi representado pela secretária nacional de juventude, Jayana Nicaretta da Silva.

No debate sobre as ações políticas empreendidas regionalmente, a secretária falou do trabalho realizado para a manutenção dos empregos. Ela citou a adoção de iniciativas de estímulo fiscal, como o pacote emergencial lançado pelo Governo Federal, e também a aprovação da Lei de Liberdade Econômica.

“Essa lei promove a desburocratização e simplifica o processo para os empreendedores. É uma conquista para os diversos jovens que querem abrir um negócio”, afirma.

Outra ação de enfrentamento aos danos causados pelo novo coronavírus apontada pela secretária foi a pesquisa desenvolvida pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). “Esse diagnóstico foi respondido por mais de 24 mil jovens e será usado para a criação de ações e políticas voltadas para a juventude, de forma a diminuir os efeitos negativos da pandemia e implementar medidas efetivas para uma rápida retomada social e econômica”, concluiu.

As experiências foram compartilhadas com representantes de cinco países. A reunião, que ocorreu por videoconferência, foi coordenada pelo Paraguai que ocupa a presidência Pro Tempore do evento.

REJ

A Reunião Especializada de Juventude no Mercosul é um órgão consultor do Mercosul que reúne autoridades de governo na área de juventude. Com periodicidade semestral, busca fortalecer as políticas juvenis nos países que compõem o bloco econômico.

Reportar erro