Notícias

Espaço 4.0 leva tecnologia para jovens de seis municípios brasileiros

As prefeituras de Lages (SC), Guaramirim (SC), São José de Ribamar (MA), Esteio (RS), São Miguel do Oeste (SC) e Boquim (SE) receberão repasse de R$ 1,5 milhão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para implementação do programa Espaço 4.0.

O recurso foi empenhado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e é oriundo de emendas parlamentares. "Nosso orçamento é pequeno, mas isso não nos intimida: trabalhamos duro na articulação com o Legislativo, sempre pensando no melhor para os jovens brasileiros, principalmente no que diz respeito à empregabilidade", aponta a titular da pasta, Jayana Nicaretta.

O próximo passo é de responsabilidade dos municípios, que deverão organizar-se para vencer as etapas licitatórias e levar a iniciativa às suas populações.

O Espaço

A chamada Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial, chegou trazendo um novo olhar para as relações humanas, inclusive as trabalhistas. Cada vez mais, são exigidas novas habilidades tecnológicas de quem já está ou pretende se inserir no mercado de trabalho.

A estrutura dos Espaços 4.0 é em formato de contêiner, em dois modelos diferentes. O primeiro é o de 40 pés, com uma área interna de 26,63m² e 36,93m² de área externa. Já o segundo terá duas unidades acopladas, com uma área interna de 26,5m² e área externa de 27,32m².

A ideia dos contêineres surgiu para que a população e o Governo Federal apostem na economia, rapidez, sustentabilidade, qualidade, inovação e versatilidade. A prefeitura deverá optar entre os dois modelos.

Além disso, o Espaço será equipado com modernos recursos tecnológicos, como computadores de última geração, impressoras 3D e máquinas de corte a laser. A proposta também é oferecer cursos, oficinas e atividades que promovam a capacitação profissional, a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades específicas.

Para dúvidas e mais informações:
juventude@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro