Notícias

Ministério divulga resultado de seleção de organizações para ajudar abrigos de idosos na pandemia

Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou o resultado da seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que administrarão os repasses financeiros e a distribuição de materiais para 500 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) previamente cadastradas.

Entre os itens, estão materiais para higienização do ambiente, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as pessoas idosas e cestas básicas para os residentes dessas instituições.

A iniciativa compõe uma das fases da campanha Solidarize-se, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), que vem fortalecendo o apoio a ILPIs de todo o país durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

"Não só as pessoas que estão recolhidas receberão, mas em especial os cuidadores. Eles são as pessoas mais importantes, nesse momento, no cuidado dos idosos, mas estão em risco. Além de ir para o trabalho, eles retornam para suas casas e estão sujeitos à contaminação nas ruas", destacou o titular da SNDPI, Antonio Costa.

Com a crise, foi constatado pela secretaria que as ILPIs estavam sofrendo com o desabastecimento. Por isso, o órgão iniciou um cadastramento dessas instituições com o objetivo de mapear e levantar necessidades e definições de repasses em caráter emergencial.

O total do investimento será de R$ 5 milhões, provenientes do Fundo Nacional da Pessoa Idosa e de emendas parlamentares individuais e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIdoso), da Câmara do Deputados. Inicialmente, as ILPIs mais vulneráveis serão contempladas.

A lista das OSC selecionadas podem ser acessadas na íntegra nos seguintes documentos:

Resultado
Anexo 1
Anexo 2

Reportar erro