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Publicado em 21/08/2025 12h36 Atualizado em 02/12/2025 15h20
  • Aplicativo Anatel Qualidade
    • 1. O que é o Anatel Qualidade?

      É um aplicativo da Anatel que apresenta, com linguagem simples, as principais informações sobre a qualidade da telefonia móvel, banda larga fixa e telefonia fixa.

    • 2. Que informações o aplicativo disponibiliza?

      Pelo aplicativo Anatel Qualidade, você pode, entre outras coisas: 

      • Consultar os Selos de Qualidade e Índices de cada operadora, por serviço para cada município, estado e para o Brasil. 

      • Consultar os Indicadores de qualidade dos serviços, que detalham aspectos do desempenho da rede e do atendimento. 

      • Utilizar o velocímetro, ferramenta para testar a velocidade e outros aspectos de desempenho da conexão da internet fixa e móvel. 

      • Acessar um resumo do número de municípios atendidos por cada operadora nas tecnologias 4G e 5G. 

    • 3. O Anatel Qualidade é pago?

      Não, o Anatel Qualidade é gratuito e pode ser baixado nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS). 

    • 4. Por que os resultados da qualidade da minha operadora não aparecem no Anatel Qualidade?

      Isso pode acontecer em dois casos: 

      • Se a sua operadora for enquadrada como Prestadora de Pequeno Porte (PPP), ela não é obrigada a aderir ao regulamento e, por isso, pode não ter os resultados apurados pela Anatel para publicação no aplicativo. 

      • Se a sua operadora participa do regulamento, pode ser que os dados do seu município ainda estejam sendo incluídos no processo de medição dos indicadores. 

    • 5. Ao usar o Anatel Qualidade meus dados pessoais estão seguros?

      Sim. O aplicativo não coleta dados pessoais. As informações usadas servem apenas para melhorar a experiência de uso, sem qualquer risco de compartilhamento indevido. 

    • 6. Como posso tirar dúvidas, enviar sugestões ou informar problemas no Anatel Qualidade?

      Para qualquer questionamento sobre o aplicativo, fale com a gente por meio do Anatel Consumidor, nos seguintes canais: 

      • Site: https://apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor

      • Aplicativo “Anatel Consumidor”: disponível nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS) 

      • WhatsApp: 0800 61 0 1331 

      • Call Center: 1331 

  • Selos, Índices e Indicadores de Qualidade
    • 7. O que são os Selos de Qualidade?

      Os Selos de Qualidade resumem o nível de qualidade das operadoras e têm essas principais características: 

      • Variam entre: A, B, C, D ou E. 

      • O Selo “A” representa a melhor qualidade e o “E”, a pior.  

      • São calculados separadamente para cada serviço: telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga fixa. 

      • São publicados por município, estado e para o Brasil. 

      • São elaborados a partir de três índices: 

         - Índice de Qualidade do Serviço (IQS), que avalia rede e atendimento. 
         - Índice de Qualidade Percebida (IQP), que reflete a opinião dos usuários sobre a qualidade da operadora, obtida em pesquisa coordenada pela Anatel. 
         - Índice de Reclamações (IR), que mede as reclamações registradas na Anatel. 

      Importante: O Selo municipal é elaborado somente com o Índice de Qualidade do Serviço, enquanto os demais (estadual e nacional) utilizam os três índices. 

    • 8. Quais são as vantagens dos Selos de Qualidade?

      Os Selos de Qualidade ajudam a comparar as diferentes operadoras de um jeito simples e rápido. Também podem ser usados na comparação da qualidade entre diferentes municípios e estados. 
      São utilizados pela Anatel para fazer acompanhamento da qualidade e identificar lugares e operadoras que precisam de ações mais de perto. 

      Com a divulgação dos resultados, os Selos incentivam as operadoras a melhorarem seus serviços. 

      Além de tudo isso, se o Selo da sua operadora for rebaixado de A, B ou C para D ou E, você tem o direito de cancelar o contrato sem pagar multa de fidelidade, conforme o Artigo 37 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). 

      Confira seus direitos no momento de cancelar um serviço em Cancelamento.

    • 9. Qual a norma que definiu os Selos de Qualidade?

      Os Selos de Qualidade foram criados pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), aprovado pela Resolução nº 717/2019.

      Saiba mais na página sobre o Regulamento.

    • 10. Como os Selos de Qualidade são elaborados?

      Existem duas formas diferentes de calcular os Selos de Qualidade, uma para o municipal e outra para o estadual e o nacional. 

      Os Selos municipais são compostos por indicadores que refletem o desempenho das redes e do atendimento, como velocidade de transmissão e o cumprimento do prazo de solicitações. 

      Os Selos estaduais e o nacional consideram também a opinião dos usuários em pesquisas e o número de reclamações registradas pelos consumidores junto à Anatel.  

      Se quiser detalhes técnicos sobre a elaboração dos Selos de Qualidade, acesse diretamente o Documento de Valores de Referência (DVR). Lá você vai encontrar tudo sobre o cálculo dos Índices e dos Selos. 

      Saiba mais na página sobre o Regulamento.

    • 11. Quando são atualizados os dados da Qualidade?

      A atualização dos dados da Qualidade ocorre em periodicidades diferentes para os Selos, Índices e Indicadores. 

      Os Selos de Qualidade são publicados anualmente, com base nos resultados do ano anterior. Excepcionalmente, em sua primeira divulgação, os Selos mostram os resultados referentes ao período de janeiro a junho de 2025. 

      As atualizações dos Índices, usados no cálculo dos Selos, são feitas em momentos diferentes: 

      • IQS – Índice de Qualidade do Serviço: semestralmente e anualmente; 

      • IQP – Índice de Qualidade Percebida: anualmente; 

      • IR – Índice de Reclamações: semestralmente e anualmente. 

      Os Indicadores, que detalham aspectos do desempenho da rede e do atendimento, são atualizados mensalmente.

      Saiba mais na página sobre o Regulamento.

    • 12. O que são os Índices de Qualidade?

      O Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL) criou três índices de qualidade: 

      • IQS – Índice de Qualidade do Serviço: reflete o nível de qualidade efetivamente entregue pela operadora, sendo calculado com base nos indicadores de qualidade.  

      • IQP – Índice de Qualidade Percebida: reflete a percepção dos usuários a respeito da qualidade da sua opera, sendo calculado com base em uma pesquisa de satisfação feita diretamente com os consumidores. 

      • IR – Índice de Reclamações: reflete a reação dos consumidores em relação a problemas com o serviço da sua operadora, sendo calculado com base no número de reclamações registradas nos canais de atendimento da Anatel.  

        Se quiser detalhes técnicos sobre os Índices de Qualidade, acesse diretamente o Documento de Valores de Referência (DVR). Lá você vai encontrar tudo sobre o cálculo dos Índices e dos Selos. 

        Saiba mais na página sobre o Regulamento.

    • 13. O que são os Indicadores de Qualidade?

      Os Indicadores de Qualidade são resultados sobre o desempenho das diferentes características do serviço. Você pode ter ouvido falar, por exemplo, do indicador de “velocidade” para a internet. 

      A principal característica desses indicadores é que eles são calculados a partir dos dados coletados nas redes e nas centrais de atendimento das operadoras ou por meio de testes realizados nos celulares. 

      O Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL) estabelece uma lista de indicadores de qualidade do serviço que devem calculados por município, mensalmente. Essa lista é específica para cada serviço: telefonia móvel, internet fixa e telefonia fixa. 

      Esse regulamento estabelece os Indicadores de qualidade utilizados no cálculo do Índice de Qualidade do Serviço (IQS), chamados INDs.  

      Para saber mais detalhes técnicos sobre os indicadores de qualidade, acesse diretamente o Manual Operacional (MOP Versão 3.0) do RQUAL. 

      Consulte a lista completa de indicadores e outras informações na página sobre o Regulamento.

  • Obrigações das Operadoras
    • 14. Quais operadoras precisam cumprir as regras da Qualidade?

      As grandes operadoras — Claro, Nio, TIM e Vivo — são obrigadas a seguir as regras do Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).  

      Já as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) podem participar do RQUAL de forma voluntária. No ciclo de 2025, as PPPs que aderiram à regulamentação foram Valenet, Proxxima, BrSuper e Ligga. 

      Saiba mais na página sobre o Regulamento, na seção "RQUAL: Operadoras participantes e forma de adesão". 

    • 15. Quais informações as operadoras devem enviar para a Anatel?

      As operadoras devem enviar todos os dados necessários para calcular os indicadores de qualidade dos serviços. 

      Para saber mais detalhes técnicos sobre os indicadores de qualidade, acesse o Manual Operacional (MOP Versão 3.0) do RQUAL. 

  • Resultados da Qualidade
    • 16. Onde consulto informações sobre a Qualidade dos serviços?

      Consulte informações sobre a Qualidade nos seguintes locais: 

      • Página Qualidade dos Serviços do Portal da Anatel , que traz todo o detalhamento sobre a regulamentação, principais regras e aspectos da qualidade, perguntas frequentes, informações e dados relativos aos regulamentos anteriores ao RQUAL. 

      • Aplicativo Anatel Qualidade: disponível nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS), que permite consultar Selos, Índices e Indicadores de Qualidade; testar a velocidade da internet; verificar o número de municípios atendidos por cada operadora nas tecnologias 4G e 5G, entre outros. 

      • Painéis de Dados da Qualidade, que apresentam de forma interativa os resultados da qualidade dos serviços, com opção de download dos arquivos.

    • 17. Onde encontro informações e dados dos regulamentos de Qualidade mais antigos?

      Tudo que você busca sobre a regulamentação anterior ao RQUAL está disponível na página da Qualidade dos Serviços, em Histórico.

    • 18. O que a Anatel faz com os resultados da Qualidade?

      A Anatel acompanha o desempenho das operadoras para orientar ações, exigir melhorias e incentivar a competição por qualidade entre elas. Quando a Agência identifica que uma operadora está com desempenho inadequado no serviço em determinada região, a Agência pode exigir medidas para aprimorá-lo e, caso não sejam suficientes, aplicar sanções.

    • 19. Por que a qualidade do meu serviço é diferente dos Indicadores, Índices e Selos da Anatel?

      Em alguns casos, isso pode acontecer. Vamos te explicar o motivo.

      Os indicadores de qualidade publicados pela Anatel mostram o desempenho médio esperado. Isso significa que os resultados são calculados a partir de muitos consumidores em uma área (como um município), ao longo de um período. Assim, a média pode indicar bom desempenho mesmo que alguns bairros ou usuários tenham experiências ruins. Os indicadores refletem a situação coletiva, e não experiências individuais.

  • Atendimento ao Consumidor
    • 20. O que faço se tiver um problema com minha operadora?

      Se você tiver problemas com algum serviço, siga estes passos:

      1.         Fale com a sua operadora e guarde o protocolo de atendimento fornecido;
      2.         Caso o problema não seja solucionado, recorra à ouvidoria da operadora;
      3.         Se, ainda assim, a operadora não responder ou a resposta não for adequada, registre uma reclamação no Anatel Consumidor;
      4.         Aguarde e acompanhe o prazo de até dez dias corridos para resposta; e
      5.         Avalie o tratamento da operadora ou reabra a reclamação, se necessário.

      Saiba mais na página Conheça seus direitos.

    • 21. Posso cancelar meu contrato se o serviço estiver ruim?

      Você pode cancelar o seu contrato a qualquer momento, mas caso exista fidelização, pode ser necessário pagar multa.

      Se o Selo de Qualidade da sua operadora, para o serviço contratado, for rebaixado de A, B ou C para D ou E, você terá o direito de cancelar o contrato sem pagar multa de fidelidade, conforme o Artigo 37 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

      Confira seus direitos no momento de cancelar um serviço em Cancelamento.

  • Velocidade da Banda Larga
    • 22. Onde posso medir a velocidade da minha internet?

      Você pode medir a velocidade da sua internet usando as ferramentas oficiais da Anatel:

      • Aplicativo Anatel Qualidade (gratuito e disponível para Android e iOS).
      • Site Brasil Banda Larga.

      Com elas, você mede a velocidade da conexão e acompanha o histórico dos resultados. E nas medições de internet móvel da Claro, Tim e Vivo, o teste não gasta sua franquia de dados.

    • 23 Quais os fatores que influenciam a qualidade da minha internet?

      De forma geral, a qualidade da sua internet depende do funcionamento desses principais fatores:

      • Rede da operadora: equipamentos, cabos e conexões.
      • Aparelho: configurações dos celulares, computadores, Smart TVs e outros.
      • Serviço utilizado: Netflix, YouTube, WhatsApp, Instagram, páginas web e outros.

      No caso da internet fixa, o roteador e o meio de conexão (Wi-Fi ou cabo) fazem muita diferença. Roteadores mais novos geralmente permitem uma melhor qualidade. Conexões via cabo permitem maior estabilidade e desempenho. Nas conexões via Wi-Fi, a rede 5 GHz permite velocidades mais altas do que a rede 2.4 GHz. A qualidade também costuma piorar quanto mais longe você estiver do roteador e quanto mais paredes ou outros obstáculos existirem.

      Na internet móvel, a qualidade depende muito da tecnologia e dos níveis de sinal. Por exemplo, a rede 5G permite maiores velocidades que as da rede 4G. Mantenha as tecnologias 4G e 5G ativas no celular e verifique qual operadora oferece melhor sinal na sua região. Quando existem muitas barreiras físicas o desempenho piora, a exemplo de subsolos e elevadores.

      Os serviços utilizados que hospedam o conteúdo mais perto dos usuários oferecem melhor desempenho. Isso impacta especialmente jogos online e plataformas de vídeos. E se só um serviço estiver lento, talvez o problema não esteja na sua operadora.

      Saiba mais na seção "Velocidade da internet" da página Regras.

  • Interrupção de Serviços
    • 24. O que é interrupção de serviço?

      Interrupção acontece quando um serviço fica fora do ar, por exemplo, quando a internet “cai”. De acordo com o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), para fins de cálculo do indicador de disponibilidade, chamado IND8, a interrupção é computada quando a paralisação do serviço dura 10 minutos ou mais e afeta mais de um assinante.

      Na telefonia móvel, a regra é um pouco diferente: a interrupção é computada quando pelo menos 20% das antenas do município ou 20 antenas (o que for menor) deixam de funcionar ao mesmo tempo. É importante destacar que essa definição é usada apenas para o acompanhamento do RQUAL, e não se aplica a casos individuais.

      Já as regras voltadas aos consumidores estão previstas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que determina que a prestadora deve ressarcir automaticamente o consumidor prejudicado por indisponibilidade do serviço, seja por interrupção ou por reparo. O ressarcimento deve ser feito de forma proporcional ao valor da oferta contratada e ao período em que o serviço ficou indisponível, e precisa ocorrer até o segundo mês após o evento, respeitando o ciclo de faturamento. Saiba mais sobre ressarcimento.

    • 25. Qual o dever das operadoras quando há interrupção de serviços?

      Todas as operadoras têm obrigação de devolver aos clientes o valor proporcional ao tempo em que o serviço ficou “fora do ar”. Essa devolução deve ser feita de maneira automática, sem que seja preciso solicitação do consumidor.

      As operadoras que participam do RQUAL também devem informar aos clientes sobre as interrupções no Portal Público da ESAQ: https://consultaesaq.com.br/interrupcao/ e nos seus sites:

      • Claro: www.claro.com.br/interrupcao
      • TIM: www.tim.com.br/interrupcao
      • Vivo: www.vivo.com.br/interrupcao

      Os prazos para comunicação das interrupções dependem do seu tipo:

      • Programada: quando a paralização do serviço é realizada de forma planejada. A operadora deve avisar ao consumidor com, pelo menos, 72 horas de antecedência.
      • Não programada: causada por falhas, acidentes, vandalismo, furto de cabos ou falta de energia. A operadora deve comunicar à Anatel e à sociedade, até o dia 10 do mês seguinte. Se afetar muitas pessoas, essa comunicação deve ocorrer em até 24 horas.
    • 26. Como deve ser feito o ressarcimento quando ocorre uma interrupção?

      Se a internet, a telefonia fixa ou a telefonia móvel ficarem indisponíveis por mais de 10 minutos, o consumidor tem direito a receber o valor proporcional ao tempo em que o serviço ficou indisponível. O ressarcimento será creditado em até 2 meses, sem necessidade de solicitação à operadora. Se mais de um serviço for afetado, o ressarcimento vale para cada um deles.

      O ressarcimento também deve acontecer quando o consumidor fica sem serviço enquanto aguarda que a operadora atenda sua solicitação de reparo. Saiba mais em Ressarcimento.

  • Cobertura da Telefonia Móvel
    • 27. Como saber onde o sinal de celular está disponível?

      As operadoras devem disponibilizar mapas de cobertura detalhados por tecnologia (3G, 4G e 5G), mostrando onde o sinal está disponível, conforme segue.

      • Claro: claro.com.br/cobertura
      • Tim: tim.com.br/cobertura
      • Vivo: vivo.com.br/cobertura

      Mas é importante lembrar que a experiência real do sinal pode ser prejudicada dentro de prédios ou em lugares com obstáculos, como paredes ou morros.

    • 28. Que informações sobre cobertura a Anatel disponibiliza?

      Você pode acessar as informações nos seguintes links:

      • Percentuais de cobertura nos municípios (3G, 4G e 5G)
      • Presença de redes móveis (2G, 3G, 4G e 5G) nos municípios, a partir de indicadores do RQUAL
      • Estimativa da intensidade do sinal de celular (se está forte ou fraco) na região de interesse
      • Cobertura de celular ao longo das rodovias federais do Brasil
    • 29. Como a Anatel amplia a cobertura da telefonia móvel no país?

      A Anatel busca ampliar a cobertura da telefonia móvel por meio de Leilões de radiofrequência como o do 5G, e também por meio dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e das sanções de Obrigações de Fazer (ODFs).

      Esses compromissos estabelecidos pela Agência determinam onde e como as operadoras devem oferecer o serviço. Veja mais detalhes sobre os municípios e localidades que serão atendidos no Painel de Dados da Anatel de  Compromissos de Investimento.

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