Planejamento Estratégico

Publicado em 17/11/2020 16h46 Atualizado em 10/09/2021 11h08

Logotipo do planejamento estratégico

As diretrizes estratégicas da Anatel constam no Plano Estratégico Atualizado 2015 – 2024, publicado em fevereiro de 2015 e atualizado em junho de 2021. O documento estabelece estratégias, objetivos e metas que permitirão o aprimoramento das ações da Agência e o efetivo cumprimento da sua missão institucional.

Com o Plano, a Agência pretende alcançar quatro objetivos estratégicos:

  • Promover a ampliação do acesso e o uso dos serviços, com qualidade e preços adequados;
  • Estimular a competição e a sustentabilidade do setor de telecomunicações;
  • Promover a satisfação dos consumidores; e
  • Promover a disseminação de dados e informações setoriais.

O Planejamento Estratégico da Anatel já envolveu, de maneira resumida, as seguintes etapas:

  1. Diagnóstico Estratégico por meio de uma visão de cenários;
  2. Publicação do Plano Estratégico 2015 - 2024;
  3. Desdobramentos dos Objetivos do Plano Estratégico em Iniciativas Estratégicas;
  4. Priorização das Iniciativas Estratégicas para o biênio 2015/2016;
  5. Plano Operacional 2015-2016;
  6. Priorização das Iniciativas Estratégicas para o ano de 2017 - Plano Operacional 2017;
  7. Plano Operacional (Tático) 2018;
  8. Plano de Gestão (Tático) 2019-2020;
  9. Plano Estratégico (1ª atualização - 2020);
  10. Plano de Gestão Tático 2021-2022
  11. Plano de Gestão Tático 2021-2022 (1ª atualização - março/2021); e
  12. Plano Estratégico (2ª atualização - junho/2021).
  13. Plano de Gestão Tático (PGT) para o biênio 2021-2022 (2ª atualização - junho/2021) .


Indicadores estratégicos

O monitoramento da estratégia é realizado a partir do acompanhamento das metas para os objetivos estratégicos de resultado “Promover a ampliação do acesso e o uso dos serviços, com qualidade e preços adequados”, “Estimular a competição e a sustentabilidade do setor” e "Promover a disseminação de dados e informações setoriais", a serem alcançadas ao final de 2023.

Na tabela abaixo são apresentados os indicadores vinculados aos objetivos estratégicos, com suas respectivas linhas de base e metas:

 

Indicador

Linha de base

Meta 2023

Objetivo 1.1 Promover a ampliação do acesso e o uso dos serviços, com qualidade e preços adequados

1

Cobertura com rede de transporte – backhaul de fibra óptica

 4.012 municípios
(2019)

 4.883 municípios 

2

Velocidade média contratada (banda larga fixa)

45 Mbps
(2019)

150 Mbps

3

População coberta com banda larga móvel

90,11%(2021)

91,46%

4

Domicílios com banda larga em área rural

44%
(2018)

73,04%

5

Densidade de banda larga fixa (domicílios com  acesso à Internet por banda larga fixa)

46,8%
(2019)

57,00%

Objetivo 1.2 Estimular a competição e a sustentabilidade do setor

 

6

HHI – telefonia móvel

0,2508
(2019)

<0,3594

7

HHI – banda larga fixa

0,1529
(2019)

<0,1500

Objetivo 1.3 Promover a satisfação dos consumidores

8

Satisfação geral dos consumidores para o serviço de banda larga fixa

2021*

_

9

Satisfação geral dos consumidores para o serviço móvel pessoal

2021*

_

Objetivo 1.4 Promover a disseminação de dados e informações setoriais

10

Percentual de dados e informações setoriais abertas

8,40%

84,87%



Os principais resultados dos indicadores estratégicos, bem como dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela Anatel encontram-se consolidados nos Relatórios Anuais e Relatórios de Gestão da Agência e podem ser consultados nas páginas destacadas a seguir:

  1. Produtos e Resultados Gerados;
  2. Relatórios Anuais; e
  3. Relatórios de Gestão.