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Publicado em 16/11/2020 18h37 Atualizado em 11/01/2021 10h44

Utilize o serviço de atendimento via internet para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões em relação às operadoras e à Anatel. O acesso ao sistema é feito mediante cadastro do usuário. Antes de  efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, procure sua prestadora. A Anatel procura garantir que os atendimentos sejam solucionados já no primeiro contato do consumidor com a prestadora. Mas isso nem sempre acontece. Para estimular uma resolução mais rápida dos problemas, a Agência determinou a obrigatoriedade das ouvidorias. Com isso, os consumidores de telecomunicações que não conseguem soluções para pedidos feitos no call center, nas lojas ou nos canais digitais das prestadoras agora têm direito a um canal de atendimento mais especializado e efetivo no qual podem reapresentar suas demandas. As prestadoras vão ter de melhorar seus processos e atender o consumidor com mais eficiência, ou correrão o risco de sobrecarregar suas ouvidorias, que serão monitoradas atentamente pela Anatel. E aqueles consumidores que, por qualquer razão, não conseguem registrar uma reclamação na ouvidoria da prestadora podem recorrer normalmente aos canais de atendimento da Agência.