Manual do Sistema Coleta de Dados
Primeiro Acesso
Endereço de acesso do sistema Coleta de Dados: https://apps.anatel.gov.br/ColetaDados/
Três requisitos são indispensáveis para acessar e operar o sistema Coleta de Dados:
- Possuir Conta Gov.br na plataforma de login único do governo: https://acesso.gov.br/
- Possuir login no Acesso Externo do SEI da Anatel: https://www.anatel.gov.br/seiusuarioexterno
- Se pretender operar o sistema representando alguma entidade, no Acesso Externo do SEI da Anatel o usuário externo deve:
- estar vinculado como Responsável Legal ao CNPJ da entidade;
- possuir Procuração Eletrônica Especial outorgada pela entidade; ou
- possuir Procuração Eletrônica Simples outorgado pela entidade com pelo menos o poder “Operar Sistemas de Coleta de Dados”.
Em caso de dúvidas sobre as funcionalidades de representação no SEI, acesse o Manual de Usuário Externo do SEI e leia o tópico "Controle de Representação diretamente no SEI".
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do sistema Coleta de Dados, envie e-mail para: coletadedados@anatel.gov.br
Ao realizar login no sistema Coleta de Dados, o usuário será redirecionado para a lista de aplicativos da Anatel. Clique no ícone do sistema "Coleta de Dados". Se for o seu primeiro acesso, leia e aceite o Termo de Uso.

- Imagem 1
Em seguida, aparecerá a primeira tela do sistema. Nesse momento será conferido o atendimento ao segundo requisito de acesso, de possuir cadastro ativo e liberado no Acesso Externo do SEI da Anatel.

- Imagem 2
Como preparar o arquivo de dados CSV
Antes de explicar o uso do sistema, destacamos a forma correta de estruturar o arquivo CSV, com o cabeçalho respeitando o Leiaute estabelecido e os dados seguindo as regras de tipagem e de qualidade dos dados definidos para a coleta.

- Imagem 3
Atenção:
- O sistema Coleta de Dados somente aceita arquivos CSV utilizando encoding "UTF-8 BOM" e delimitador de linha padrão “CRLF”.
- Softwares gratuitos como o Notepad++ podem ser utilizados para converter o encoding do arquivo para "UTF-8 BOM" e o delimitador de linha para "CRLF".

- Imagem 4
Como enviar os arquivos de dados
A tela inicial mostra a lista de arquivos de dados que você já enviou. Nessa área, você pode acompanhar se o sistema já processou os arquivos.
Para realizar uma coleta de dados, o primeiro passo é acessar o menu "Envio de Arquivos".

- Imagem 5
Depois de selecionada a coleta de interesse, aparecerá sua "Agenda de Envio".
Os Tipos de Agenda de Envio são:
-
Padrão: com a recorrência normal definida para a coleta (por exemplo: Mensal, Trimestral ou Anual).
-
Alternativa: com recorrência diferente da Padrão.
- Excepcional: para envio ou reenvio de dados sobre uma recorrência passada específica da Agenda Padrão.
Escolha a "Referência da Recorrência" na qual queira enviar dados clicando na ação "Enviar arquivo".

- Imagem 6
É importante acessar primeiro "Ver Leiautes".

- Imagem 7
Baixe o arquivo TXT com detalhes sobre o Leiaute da coleta. Acesse o "Material de Apoio" para ver detalhes sobre o Leiaute e regras de qualidade dos dados a serem respeitadas.
Atenção:
- O sistema Coleta de Dados somente aceita arquivos CSV utilizando encoding "UTF-8 BOM" e delimitador de linha padrão “CRLF”.
- Softwares gratuitos como o Notepad++ podem ser utilizados para converter o encoding do arquivo para "UTF-8 BOM" e o delimitador de linha para "CRLF".

- Imagem 8
Retornando para a tela anterior, de envio de arquivos na "Referência da Recorrência", com o arquivo CSV no encoding "UTF-8 BOM" pronto, respeitando o cabeçalho, tipagem dos dados e regras de qualidade dos dados indicados na tela "Ver Leiautes", clique no botão "Adicionar Arquivo" para realizar o upload dos dados a serem coletados.
- Nesse momento, se o arquivo CSV não estiver utilizando o encoding "UTF-8 BOM", apresentará crítica correspondente.
- Se o arquivo CSV for muito grande (superior a 200 MB), apresentará crítica orientando carregar o CSV dentro de um arquivo ZIP.

- Imagem 9
Com o carregamento com sucesso do arquivo CSV, será apresentada mensagem informando que o arquivo se encontra na fila de processamento. A partir disso, todo o processamento é realizado por rotinas assíncronas.

- Imagem 10
Expandindo a seção, poderá visualizar detalhes sobre o arquivo carregado e a situação do processamento.

- Imagem 11
Sobre a situação do processamento, é possível acessar "Histórico Processamento" e em caso de erro no processamento pode acessar "Ver Ocorrências".

- Imagem 12
Na tela "Histórico de Processamento" é apresentada cada etapa realizada por meio das rotinas assíncronas e o detalhe de cada situação.

- Imagem 13
Na tela "Ver Ocorrências" são apresentados os erros encontrados no processamento do arquivo, sejam erros de Leiaute do arquivo, tipagem dos dados ou regras de qualidade dos dados.

- Imagem 14
Depois que o arquivo de dados passar por todas as validações sem incorrer em nenhuma crítica, chegará na situação "Processado com sucesso". Nesse situação, retornando na tela de envio de arquivos aparecerá a opção "Ver Comprovante". Acesse para abrir o Comprovante de Recebimento para a coleta realizada.

- Imagem 15