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Projeto Cadastro Pré-Pago

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Publicado em 06/06/2019 17h38 Atualizado em 01/11/2023 16h02

Saiba mais sobre a nova forma de ativação do chip

Desde novembro de 2021, as prestadoras de telefonia móvel adotam um novo procedimento para ativação de linhas móveis pré-pagas para garantir maior segurança aos usuários do serviço, em todo o país. A nova forma de ativação, conhecida com ID Digital, conta com a inclusão de um processo mais criterioso de validação cadastral, no qual o consumidor precisará, além de informar seus dados pessoais, enviar uma foto sua (selfie) e do seu documento de identificação. Essa facilidade é parecida com àquela já utilizada para abertura de contas correntes em bancos digitais, por exemplo. 

Após inserir o chip pré-pago comprado e ainda não utilizado no aparelho, o consumidor receberá uma notificação da prestadora para iniciar o procedimento de ativação da linha. Em seguida, deverão ser informados dados referentes ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o CEP de residência. Tais informações são verificadas, pela prestadora, para que o procedimento de ativação prossiga.

 Se as informações inseridas forem validadas, é realizada a captura do documento de identificação original e da foto (selfie) do titular da linha. . Também será necessário concordar com o Termo de Veracidade referente às informações inseridas. 

Serão aceitos documentos válidos de identificação com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade (RG). 

Todo o procedimento de ativação pode ser feito pelo próprio celular do consumidor. Algumas prestadoras também oferecem mais opções para ativação do chip pré-pago, via aplicativos ou site.

Caso o consumidor não conclua o procedimento, a prestadora enviará uma notificação para alertar sobre a necessidade de continuidade do processo. Sem a finalização do cadastro, a linha não é ativada.

O chip pré-pago também não será ativado se os dados informados estiverem incorretos ou incompletos. E, da mesma forma, o consumidor será comunicado sobre a pendência e direcionado à Central de Atendimento (URA) da prestadora. Caso, ainda assim, não seja finalizado o procedimento, é possível concluir a ativação da linha por meio do atendimento presencial (loja física da prestadora), neste caso deve ser apresentado o documento pessoal de identificação.

A melhoria no procedimento de ativação de chips pré-pagos faz parte do Plano de Ação Setorial apresentado do pelas prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) e aprovado pela Anatel. Tal plano previu a execução do Projeto Cadastro Pré-Pago, que tem como objetivo criar mecanismos para possibilitar que o serviço mantenha a base cadastral correta e atualizada. Assim, busca-se garantir a diminuição de fraudes e maior segurança aos clientes do serviço.

Sobre o Projeto

O Projeto Cadastro Pré-Pago foi iniciado por meio de campanha massiva de atualização da base cadastral do serviço. Entre abril e novembro de 2019, as prestadoras participantes do Projeto realizaram campanha para atualização de cadastro junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País. O processo de checagem de dados e comunicação aos clientes com pendências cadastrais continua sendo realizado pelas prestadoras e acompanhado pela Anatel.

Em janeiro de 2020, as prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo inauguraram o portal cadastropre.com.br, por meio do qual é possível verificar a existência de linhas pré-pagas ativas por CPF e prestadora. Devido a questões de sigilo e privacidade, o resultado da consulta somente irá mostrar em quais prestadoras existem linhas pré-pagas ativas no CPF informado, sendo omitidos o nome do consumidor, o número do telefone e a quantidade de linhas.

Caso o consumidor encontre algum resultado inesperado na consulta, poderá entrar em contato com a prestadora apontada, pelos canais de atendimento disponíveis e, sendo o caso, solicitar o cancelamento/desvinculação da linha. No menu “Contatos Prestadoras”, também são disponibilizados os links de acesso aos sites das prestadoras bem como os telefones das centrais de atendimento, para mais esclarecimentos sobre o assunto. Em outubro de 2020 foi implementada, em todo o País, uma melhoria para os procedimentos de habilitação de novos chips, por meio do qual eram realizadas perguntas e respostas associadas ao CPF do consumidor para validação dos dados cadastrais. 

Este procedimento foi otimizado com a chegada da ID Digital, que trouxe critérios mais rigorosos para o processo de habilitação digital de linhas pré-pagas, como a checagem do CEP, inclusão da foto (selfie) e do documento de identificação do titular da linha.

Mais Informações

Para solicitar esclarecimentos sobre resultados da consulta ao Portal https://cadastropre.com.br/, processo de ativação de chip pré-pago, atualização de dados cadastrais, ou conhecer mais detalhes do Projeto Cadastro Pré-Pago, entre em contato diretamente com a prestadora, por meio dos seguintes canais: 

Prestadora

Página na internet

Central de Atendimento

Claro

https://www.claro.com.br/cadastro-pre

1052

Tim

https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

1056

Vivo

https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/sou-novo-aqui/ativando-o-chip

1058

Oi

https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

1057

Algar

https://algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados#comunicadosCelular-0

1055

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