Reclamações na Anatel
Os consumidores de telecomunicações registraram na Anatel, em 2022, 1,73 milhão de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. Acesse o balanço de reclamações da Anatel de 2022 para saber mais detalhes.
Reclamações registradas por consumidores na Anatel |
||||||||||
SERVIÇO |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2021-2022 |
|
Banda larga fixa |
Volume |
634.514 |
580.847 |
525.102 |
501.979 |
580.680 |
764.075 |
560.036 |
439.167 |
-21,58% |
Índice |
2,33 |
2,06 |
1,80 |
1,69 |
1,98 |
1,87 |
1,09 |
0,74 |
|
|
Celular pós-pago |
Volume |
1.227.247 |
1.260.623 |
1.143.980 |
973.770 |
1.043.533 |
964.693 |
805.833 |
664.292 |
-17,56% |
Índice |
1,40 |
1,37 |
1,14 |
0,87 |
0,83 |
0,92 |
0,70 |
0,54 |
|
|
Celular pré-pago |
Volume |
594.145 |
595.014 |
485.951 |
400.327 |
377.296 |
438.579 |
313.678 |
265.629 |
-15,32% |
Índice |
0,24 |
0,28 |
0,26 |
0,24 |
0,25 |
0,32 |
0,22 |
0,19 |
|
|
Telefonia fixa |
Volume |
1.032.448 |
943.673 |
760.978 |
661.358 |
595.147 |
499.810 |
389.900 |
235.146 |
-39,69% |
Índice |
1,94 |
1,85 |
1,55 |
1,44 |
1,41 |
1,34 |
1,15 |
0,74 |
|
|
TV por assinatura |
Volume |
584.110 |
511.052 |
467.363 |
383.303 |
366.556 |
282.177 |
158.944 |
117.209 |
-26,26% |
Índice |
2,58 |
2,32 |
2,16 |
1,83 |
1,88 |
1,40 |
0,88 |
0,67 |
|
|
Outros |
Volume |
16.169 |
20.660 |
22.322 |
20.503 |
15.546 |
13.861 |
11.758 |
12.415 |
5,59% |
Índice |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
|
|
TOTAL |
Volume |
4.088.633 |
3.911.869 |
3.405.696 |
2.941.240 |
2.978.758 |
2.963.195 |
2.240.149 |
1.733.858 |
-22,60% |
Índice |
0,93 |
0,96 |
0,87 |
0,78 |
0,72 |
0,87 |
0,62 |
0,46 |
|
Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor - SRC - Anatel. Acesso em: janeiro/2023.
Utilize o painel de dados para consultar informações sobre solicitações registradas no Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários da Anatel desde 2015.
Os registros se dividem em quatro tipos: denúncia, reclamação, sugestão e pedido de informação. As reclamações constituem a maior parte – cerca de 98% dos registros – e são divididas por serviços: Banda Larga Fixa, TV por Assinatura, Telefonia Fixa, Telefonia Celular Pré-paga, Telefonia Celular Pós-paga etc.
Saiba mais sobre:
- Balanço de reclamações da Anatel 2021
- Balanço de reclamações da Anatel 1º/2021
- Balanço de reclamações da Anatel 2020
- Balanço de reclamações da Anatel 1º sem/2020
- Balanço de reclamações da Anatel 2019
- Serviços
- Planilha resumo com totais de reclamações por serviço
Até 2019, a Anatel divulgava mensalmente o ranking de reclamações das prestadoras por meio do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA).
O IDA pontuava as prestadoras utilizando as metas previstas para o setor de telecomunicações. A melhor prestadora era a que obtinha melhor nota final, que era inicialmente 100 pontos, subtraindo-se fatores de dedução (Fator de Reclamação, Fator de Reabertas, Fator de Respondidas em até 5 dias e Fator de Respondidas no Período).
Quanto maior a nota obtida pela prestadora, melhor sua posição no ranking do IDA.
Com aprovação do Regulamento de Qualidade da Anatel – RQUAL, os índices foram modificados.
[1] O índice do serviço de banda larga fixa e o índice geral foram recalculados para considerar atualização dos acessos de Prestadoras de Pequeno Porte. Anteriormente o índice da banda larga era 1,69 e o índice geral 0,77.
[2] O índice do serviço de banda larga e o índice geral já levam em consideração a atualização dos acessos das pequenas prestadoras desse serviço.