Celular Seguro

O aplicativo Celular Seguro – desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e operadoras de telefonia e banda larga móvel (prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP) – tem como objetivo combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no País, além de evitar fraudes financeiras e o uso indevido de aplicativos bancários instalados nos terminais dos usuários.
O aplicativo facilita a comunicação do crime pela vítima e, ao mesmo tempo, permite o bloqueio do aparelho celular, da linha (SIMCard) e dos aplicativos bancários disponíveis no dispositivo móvel. Para isso, basta que o usuário baixe, na loja do seu celular, o aplicativo “Celular Seguro” do MJSP, realize a autenticação por meio do gov.br, cadastre os dados do aparelho celular e, opcionalmente, uma ou mais pessoas de sua confiança.
Caso o usuário tenha seu equipamento roubado ou furtado, deve registrar um alerta por meio do aplicativo ou da interface web. Essa comunicação é transmitida para todos os participantes do projeto, resultando na suspensão dos aplicativos bancários e da linha telefônica do usuário (SIMCard), além de impedir que o aparelho celular roubado se conecte nas redes móveis brasileiras. A comunicação pode ser feita pelo titular da linha ou pelas pessoas de confiança cadastradas.
Para saber detalhes de como instalar e usar o aplicativo Celular Seguro, acesse o “Guia Rápido” e o “Manual do Aplicativo”.
Para mais informações sobre o Programa Celular Seguro acesse o hotsite no MJSP e suas Perguntas Frequentes.

