Notícias
Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso amplia atendimento em 2014
A Ouvidoria Geral de Polícia ampliou o atendimento à população durante 2014. Foram realizados atendimentos itinerantes em 11 municípios do interior do Estado.
O serviço foi realizado nas cidades de Juina, Sinop, Juara, Colíder, Nova Mutum, Vila Rica, Canarana, Água Boa, Querência, Barra do Garças, e Primavera do Leste. Durante as visitas, a sede da Ouvidoria, localizada em Cuiabá, também prestava o atendimento à população da baixada cuiabana.
Para o ouvidor geral de Polícia do estado e também o Vice-Presidente do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP), Teobaldo Witter, o objetivo de prestação de serviço público foi alcançado com sucesso. “Foram realizadas 1.227 ações de atendimento, em todas as regiões do estado de Mato Grosso. As denúncias, reclamações e solicitações foram recebidas, acompanhadas e, na medida do possível, foi dado o retorno aos cidadãos”, disse.
Outra atividade promovida pela Ouvidoria Geral de Polícia, ao longo de 2014, foi o curso de Direitos Humanos para profissionais da Justiça, Segurança Pública e membros dos conselhos municipais. A ação contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
De acordo com o Witter a capacitação foi uma forma de elevar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. “A capacitação foi oferecida em Cuiabá e também nas cidades do interior do Estado visitas pela Ouvidoria. Os participantes tiveram semanas de aulas, reuniões e puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Ouvidoria de Polícia em Mato Grosso”, falou.
Ainda em 2014, foi constituída a rede de apuração e combate às torturas. A rede é formada por órgãos de justiça e segurança com a finalidade de apurar e combater as denúncias de torturas. A iniciativa surgiu durante seminário, realizado nos dias 20 e 21 de março, no auditório Ministério Público, que contou com participação de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de profissionais da Defensora Pública, Ministério Público e sociedade civil.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso