Notícias
Ministra lança campanha de Carnaval em SP e pede atenção no combate à violência contra crianças e adolescentes
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, lançou nesta quarta-feira (11) a Campanha de Carnaval pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes em São Paulo, com apoio do Ministério do Turismo e a prefeitura de São Paulo. O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, também participou do ato.
Na cerimônia, a ministra alertou ao público presente na Praça do Patriarca para ficarem atentos no combate a todo e qualquer tipo de violência contra as crianças e adolescentes do país e reforçou o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil. Em ritmo de Carnaval, a ministra parodiou a Marchinha Mamãe eu Quero e levou os foliões mirins a cantar: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero brincar, com segurança, com segurança. Ninguém vai nos Explorar”.
Em 2014, São Paulo está entre os estados que mais registraram denúncias de violações de direitos pelo Disque Direitos Humanos - Disque 100, com 16.961 registros. Rio de Janeiro e Bahia aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.
Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a campanha será realizada entre os dias 9 e 22 de fevereiro. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.
A campanha vai abordar o enfrentamento a diversas violações, como a violência sexual, os maus tratos e a negligência. A ação destaca, ainda, o Disque 100 como o principal canal de denúncias, além dos conselhos tutelares.
Assessoria de Comunicação Social