Notícias
Conselheiros tutelares do DF são recebidos pela ministra Ideli Salvatti
A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, recebeu em audiência nesta quinta-feira (12) uma comissão da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Distrito Federal, que hoje suspenderam os serviços para fazer um dia de mobilização por mais segurança na atuação dos conselheiros tutelares. No último dia 6 de fevereiro, três conselheiros foram assassinados em Pernambuco. A ação ocorre em outros estados.
A ministra destacou à comissão, que assinou hoje uma portaria com procedimentos visando dar mais segurança a atuação dos conselheiros tutelares e ressaltou a importância do processo de equipagem dos conselhos que vem sendo realizado pela SDH/PR. Além disso, ela sugeriu que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente encaminhasse nota aos secretários de Segurança Pública de todo o país pedindo atenção aos riscos inerentes a este trabalho.
“É muito importante para nós sermos acolhidos aqui, porque muitas vezes não recebemos essa acolhida lá na ponta”, afirmou Cláudio Castro, diretor de comunicação da Associação.
Após a audiência, a ministra foi ao encontro dos conselheiros e conselheiras que organizavam uma mobilização em frente ao prédio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Muito aplaudida, ela falou sobre as medidas adotadas pelo governo federal para a assegurar as condições de trabalho e lembrou que esta é uma tarefa compartilhada com os poderes locais. “Vocês são os anjos que protegem nossas crianças e adolescentes, e por isso sempre que precisarem podem vir aqui”, disse a ministra.
Equipagem dos conselhos – Desde o início do governo da presidenta Dilma Rousseff foram entregues 2.165 conjuntos de equipagens para os conselhos tutelares, que incluem carro, computador, impressora, bebedouro e geladeira. Nesta sexta-feira (13) a ministra vai a Maceió entregar 22 conjuntos de equipagens a conselhos de Alagoas. Atualmente, 63,62% dos 5.570 municípios brasileiros estão registrados no sistema para receber os conjuntos de equipagem, o que equivale a 3.543 cidades. As cidades beneficiadas representam 33% dos munícipios brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social