Notícias
Ideli Salvatti participa da inauguração de Monumento às vítimas da ditadura em São Paulo
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa na próxima segunda-feira (8), em São Paulo, da inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos. A solenidade, que integra o primeiro dia do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas 2014, será às 14h.
Instalado num dos principais cartões postais da cidade, na área externa ao Parque Ibirapuera, a obra, de seis metros de altura por doze de comprimento, é formada por chapas brancas e uniformes com os nomes dos mortos e desaparecidos políticos de que se tem conhecimento até o presente, segundo o registro dos familiares, e por chapas disformes que representam as diferentes trajetórias desses resistentes.
A iniciativa da Coordenação de Políticas de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos busca estabelecer marcos de memória que simbolizem a luta pela democracia na cidade. A ação, realizada no marco dos 50 anos do golpe de 1964, vai ao encontro de uma antiga demanda dos familiares de mortos e desaparecidos políticos e militantes do tema de sinalizar os sítios de memória que marcam a história da resistência.
Monumento - O desenho do projeto é do artista e arquiteto Ricardo Ohtake, autor do primeiro monumento a lançar luz sobre o tema, instalado no Cemitério Dom Bosco, em Perus, onde foi encontrada a vala clandestina com mais de mil ossadas de desaparecidos políticos, em 1990.
Data: 8 de dezembro de 2014
Horário: 14h
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – Portão 10