Notícias
Escolhidos os representantes da sociedade civil que irão compor o Conanda no biênio 2015/2016
No dia 16 de dezembro ocorreu, em Brasília, a Assembleia de Eleição das Entidades da Sociedade Civil Organizada para nova composição do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no biênio 2015/2016. Veja aqui a nova composição do colegiado.
Ao todo, foram 72 organizações e movimentos habilitados para participar da Assembleia de Eleição. Das 72 entidades, apenas 3 (três) entidades habilitadas não compareceram à Assembleia. Em 2012, apenas 43 organizações foram habilitadas para a votação. Em 2010 forma 38.
Para acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral, estavam presentes membros do Ministério Público Federal (MPF) e da Advocacia Geral da União (AGU), que contribuíram para garantir lisura e a legitimidade à votação.
A Assembleia de Eleição teve o seu início com a indicação da Mesa Diretora pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA). Composta por entidades não candidatas, a Mesa Diretora teve a atribuição de conduzir a Assembleia, começando pela leitura do Regulamento de Funcionamento da Eleição, o qual, após ajustes sugeridos pelas organizações presentes, foi aprovado. Na sequência, cada entidade habilitada teve a oportunidade de se apresentar e defender a importância de compor o Conanda.
Para a atual presidente do Conanda, Miriam Maria José dos Santos, a eleição teve um ótimo resultado. “Nós tivemos um número grande de participantes, tanto eleitores como candidatos. Acredito que o processo eleitoral foi bastante transparente e justo. Gostaria de dar as boas-vindas aos novos conselheiros e dizer para aqueles que não conseguiram se habilitar, que continuem na luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Daqui a dois anos teremos um novo pleito, então continuem tentando, pois as cadeiras do Conanda pertencem a todos”, afirmou.
Durante a abertura da Assembleia de Eleição, a então vice-presidente do Conanda, Maria Izabel da Silva (Bel), enfatizou ainda a importância da atuação firme dessa nova composição, “já que existem enormes desafios para o ano que vem”.
A próxima reunião do Conselho terá como pauta o planejamento estratégico para a gestão de 2015/ 2016 e está prevista para os dias 10 e 11 de fevereiro de 2015.