Notícias
SDH/PR e Instituto iniciam projeto de capacitação de pessoas com deficiência em Fortaleza e Recife
Na tarde desta quinta-feira (14), em Fortaleza, foi realizada a abertura do projeto Passaporte da Superação - Investimento Cidadão. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Instituto Cooperforte na promoção de cursos de formação e capacitação voltados à pessoa com deficiência.
A ação contactou várias entidades no Brasil que trabalham com o segmento em busca de projetos de capacitação. Além da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), em Fortaleza, outras oito entidades foram contempladas nas cidades de Santarém/PA, Belo Horizonte/MG, Teresina/PI, Patos/PI, Goiânia/GO, Brasília/DF, Cuiabá/MT e Recife/PE.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da SDH/PR, afirmou que a parceria com o Instituto Cooperforte foi fundamental para viabilizar o apoio do governo federal às entidades pequenas e organizadas. "A importância dessa ação é apoiar entidades que antes não alcançávamos e que agora levantam a demanda junto ao seu público, organizam seus cursos e encaminham o aluno formado ao emprego, para enfim gerar sua renda e melhorar sua qualidade de vida".
Em Fortaleza, o projeto realiza o curso de Massoterapia para pessoas cegas. A atividade conta com 15 alunos, tem carga horária de 200h/aula com término previsto para janeiro de 2015. As aulas serão ministradas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h, na sede da ACEC, na rua Odilon Soares, 39, no bairro Farias Brito. Todas as vagas já estão preenchidas.
O Presidente do Instituto Copperforte, José Rogaciário, explicou que a organização de cursos para pessoas com deficiência é uma novidade para o instituto que vem trazendo resultados positivos. "Estamos acostumados a realizar projetos de capacitação para o público em geral, e agora descobrimos os cuidados que o universo da pessoa com deficiência precisa e a cada dia estamos firmando mais parceiras com instituições pelo Brasil".
Capacitação em Recife/PE
Na segunda-feira (11), o projeto Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência Visual iniciou as aulas para 40 pessoas cegas e com baixa visão no Recife/PE. São quarto turmas de Informática, com carga horária de 32 horas com ênfase em digitação, edição, DOSVOX e Internet, e duas turmas de Gestão Administrativa e Pessoal com carga horária de 64 horas em um período de seis meses, com aulas na sede da Associação Pernambucana de Cegos (Apec), na rua Conselheiro Silveira e Souza, 85, no bairro do Cordeiro.
Assessoria de Comunicação Social