Notícias
Caravana de Educação em Direitos Humanos chega em São Paulo na próxima semana
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa na próxima segunda-feira (25) em São Paulo (SP), às 10h, da Caravana de Educação em Direitos Humanos. A caravana, que percorrerá todo o país, é uma ação concreta da convergência de redes, movimentos, entidades e de todas as pessoas que se dedicam na luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro.
A iniciativa tem em seu alicerce o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). Com o objetivo de tornar permanente o debate político e a cultura de diálogos ampliados, o tendo como ferramenta a educação popular, o Fórum foi realizado em 2013 em Brasília e será replicado neste ano no Marrocos.
Um dos objetivos da caravana é integrar os movimentos sociais, grupos coletivos, pessoas, entidades, instituições e demais, para atividades educadoras levando os temas e campanhas surgidas do FMDH. Entre as ações, são colhidas escutas dos grupos vulneráveis e em situação de violação de direitos. A proposta é criar um espaço aberto, plural e inclusivo para todos os grupos.
A SDH/PR apoia a caravana financeiramente por meio de um convênio com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O movimento é organizado pela FLACSO, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) em parceria com a SDH/PR em diversas cidades de forma a agregar movimentos sociais, governos municipais e estaduais, além de instituições públicas de educação e direitos humanos.
Caravana - Lançada no dia 29 de abril em Natal (RN), a Caravana já passou por vários municípios. Para o próximo período estão previstas atividade como oficinas, seminários e encontros em Petrópolis (RJ), Manaus (AM), Curitiba (PR), Cotia (SP), Recife (PR), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).
Assessoria de Comunicação Social