Notícias
Ministra se reúne com conselheiros tutelares e discute proteção de crianças e adolescentes
Durante palestra para conselheiros tutelares, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), comentou os recentes casos envolvendo a exposição indevida de imagens íntimas de garotas na internet. "[O mundo virtual] não pode ser um espaço sem regras, sem lei e sem princípios éticos. As pessoas precisam ter a noção de que o que é crime fora da rede também e crime na rede", afirmou. A declaração foi dada em Farroupilha (RS), nesta sexta-feira (22).
No evento, Rosário abordou o Sistema de Garantia de Direitos e a estruturação dos Conselhos Tutelares. Até o final do ano, serão entregues mil conjuntos de equipagem, que são compostos por carro, computadores, impressora, bebedouro e refrigerador, para conselhos de todo o país. Segundo ela, os equipamentos chegaram prioritariamente às cidades-sede da Copa do Mundo, regiões metropolitanas e de fronteira. Agora, a meta é atender aos municípios do interior.
Em contra-partida, a ministra pediu que os conselheiros tutelares participem ativamente das capacitações das Escolas de Conselhos e alimentem o Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia). "Com a adesão de vocês ao sistema, podemos apoiar melhor o trabalho, pois saberemos quais são as necessidades de cada município", disse. Ela ainda ressaltou que os diversos órgãos e instituições envolvidos com o desenvolvimento das crianças e adolescentes devem se reunir periodicamente para debater cada caso e encontrar as soluções mais adequadas.
Assessoria de Comunicação Social