Notícias
Encontro debate desenvolvimento econômico e cuidados com crianças e adolescentes em Canaã dos Carajás (PA)
Em Canaã dos Carajás, município do Pará, com aproximadamente 50 mil habitantes, o desenvolvimento econômico que chegou com as grandes obras está aliado aos cuidados do governo federal com a proteção integral de crianças e adolescentes. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH\PR), esteve na cidade nesta segunda-feira (18), para o lançamento da cartilha “Proteger é Preciso”, uma parceria entre a SDH\PR, Fundação Vale e a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores Públicos (ABMP).
Segundo a ministra, com investimentos em responsabilidade social nos grandes empreendimentos, é possível aliar desenvolvimento econômico e cuidados com as crianças e adolescentes. “A transformação pela qual o país passa não é apenas econômica, mas de melhoria na qualidade de vida da população, com a superação da miséria, e nós podemos conciliar esse desenvolvimento protegendo as crianças e adolescentes”, afirmou.
A cartilha apresenta instrumentos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A expectativa é que a cartilha seja disponibilizada para diferentes públicos em Canaã dos Carajás e Parauapebas, e que seja utilizada por profissionais de saúde, educação, segurança e direitos humanos.
A data marcou o dia do Conselheiro Tutelar. Rosário ressaltou a importância dos conselheiros tutelares e do fortalecimento dos Conselhos para a efetividade desta rede de proteção. “Que esse encontro simbolize um abraço a todos os conselheiros tutelares do país, que são parceiros fundamentais nessa causa”.
A cerimônia reuniu representantes locais e federais do Senai de Canaã, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH\PR, Angélica Goulart, o embaixador do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, a defensora pública da ABMP, Hélia Barbosa, e representantes da Fundação Vale.
Aliança para o Desenvolvimento Local -
Assessoria de Comunicação Social