Notícias
Condenação: Concluído julgamento do assassino do agricultor sem terra Sebastião Camargo
Em julgamento histórico, júri popular condena o ruralista Marcos Prochet a 15 anos e nove meses de prisão por homicídio duplamente qualificado do agricultor Sebastião Camargo, em 1998. Sebastião foi morto durante um despejo ilegal na cidade de Marilena, Noroeste do estado do Paraná, que envolveu cerca de 30 pistoleiros. Além do assassinato de Camargo, 17 pessoas, inclusive crianças, ficaram feridas.
O julgamento terminou por volta das 22h da última sexta-feira (22), com a presença de mais de 200 pessoas, na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Curitiba/PR. O coordenador de Medição de Conflitos Agrários da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Aílson Silveira Machado, acompanhou o julgamento.
O crime compõe o cenário de grande violência no campo vivido no período do governo Jaime Lerner no Paraná, onde aproximadamente 16 trabalhadores sem terra foram assassinados. Devido à sua repercussão, o Estado Brasileiro acabou sendo condenado na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Assessoria de Comunicação Social com agências