Notícias
SDH/PR parabeniza Daniel Dias pelo prêmio de melhor atleta com deficiência
A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos (SNPD/SDH), parabeniza o nadador Daniel Dias pela conquista do prêmio de melhor atleta com deficiência de 2012. A décima quarta edição do Prêmio Laureus, considerado o "Oscar do Esporte", foi realizada na noite de desta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro.
Na premiação, o atleta superou outros atletas de renome no esporte: Alan Fonteles (atletismo), Alex Zanardi (ciclismo), Johanna Benson (atletismo), Patrick Anderson (basquete) e David Weir (corrida de cadeira de rodas). Foi a segunda vez que o atleta paralímpico brasileiro ergueu o troféu, a primeira foi em 2009.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, realizado em 2012, Dias ganhou seis medalhas de ouro nas seis provas que disputou, tornando-se o maior medalhista paralímpico brasileiro de todos os tempos.
Incentivo - O Governo Federal possui uma séria de ações voltadas às pessoas com deficiência. Na área de esportes, o Governo investe na modalidade através do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, que auxilia financeiramente os esportistas por 12 meses. A primeira lista de 2013 apresenta 4.992 nomes, em 55 modalidades olímpicas e paraolímpicas. O número apresentado neste ano retrata o aumento dos atletas paraolímpicos, que cresceu de 1.184 para 1.207. No geral, o número representa um aumento de 17,7% em relação aos 4.243 atletas, de 53 modalidades atendidos em 2012.
Em novembro de 2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Deficiência. O plano reúne ações de 15 ministérios, coordenados pela SDH/PR, e deverá investir R$ 7,6 bilhões até 2014. As ações previstas no plano estão estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação, Atenção à Saúde, Inclusão Social e Acessibilidade.
Assessoria de Comunicação Social