Notícias
Presidenta anuncia investimentos de R$ 265 milhões para enfrentamento da violência contra mulheres
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou a criação de unidades que serão conhecidas como Casa da Mulher Brasileira. No primeiro momento cada unidade federativa receberá uma dessas casas. A medida faz parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”, lançado na manhã desta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Ao lado da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que serão investidos aproximadamente R$ 265 milhões até o final do próximo ano na iniciativa. Segundo ela, a meta é “avançar até que todos os governos tenham tolerância zero com a violência contra as mulheres”, crime que ela definiu como vergonha para a sociedade. Ela ainda citou que 93% dos
“Hoje é mais um dia em que afirmamos o compromisso de honrar as mulheres”, disse a presidenta, que também citou a luta contra a exploração sexual de mulheres.
De acordo com a SPM/PR, o objetivo é dar uma resposta “mais forte, integrada e humanizada” do governo federal para a violência contra as mulheres. O programa vai congregar os serviços públicos e organizar o atendimento às vítimas. Boa parte desses instrumentos foram criados e mantidos a partir do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Campanhas educativas e de utilidade pública para prevenção e enfrentamento à violência também compõem o rol de ações.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) foi representada por Patrícia Barcelos, secretária-executiva da pasta. A ministra Maria do Rosário está em Porto Alegre para acompanhar o velório de Márcia Santana, secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (13). Inclusive, Márcia Santana foi homenageada pela presidenta durante o evento no Palácio do Planalto.
Disque 100 e 180 - No seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff também destacou o fortalecimento dos canais de comunicação do governo federal para recebimento de denúncias de violações dos Direitos Humanos e de violência contra as mulheres, respectivamente o Disque 100 e Disque 180. Conforme a presidenta, essas são as duas principais ferramentas disponíveis para a população denunciar situações irregulares.
Creches – A presidenta Dilma aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de construir 1,5 mil escolas de educação infantil em todo o país ainda neste ano.
Assessoria de Comunicação Social