Notícias
Porto Alegre sedia 1º Seminário de Acessibilidade nesta quinta (14)
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos (SNPD/SDH), participa nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre/RS, do 1º Seminário de Acessibilidade. O evento tem como objetivo apresentar as ferramentas que garantam a universalização do acesso em todo o país. A programação se estende até amanhã (15).
Promovido pelo Governo do estado, por meio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Politicas Públicas para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no RS (FADERS), o evento conta com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação) e da SDH/SNPD.
O evento, que segue até esta sexta-feira (15), esta sendo realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do RS.
PROGRAMAÇÃO
14/03 (Quinta feira)
Manhã: Local Auditório Mondercil Paulo de Moraes no Ministério Público do RS - rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS.
8h30 - Credenciamento e entrega de material
9h - Abertura do Evento
10h - Palestra de Abertura: Acessibilidade Digital: mecanismo de Direitos Humanos – Palestrante Antônio José Ferreira, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Jornalista, Presidente do CONADE.
11h45 - Apresentação da resolução do CGTIC-SGG: Antônio Augusto Ribeiro Guimarães - Presidente do Comitê de Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC).
Posse dos membros do CGATI e apresentação do SITE
12h - Intervalo para almoço
Tarde: Local Auditório Mondercil Paulo de Moraes no Ministério Público do RS - rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS.
14h - Mesas
Acessibilidade na WEB: quebrando mitos. Palestrante João Batista Ferri de Oliveira, Diretor do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/Ministério do Planejamento. Duração: 1 hora.
• Intervalo para coffee break. Duração: 15 minutos
• Tecnologias Assistivas: Melhorando a vida de pessoas com deficiência. Palestrante Rodrigo Cainelli, Técnico em Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Atua na produção de Tecnologia Social Assistiva - Projeto Acessibilidade Virtual. Duração: 1 hora.
• Convivendo e trabalhando com a diversidade: caminhos e desafios na construção de um mundo plural e inclusivo. Palestrante Fabiana Bonilha, Integrante do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Duração: 1h e 30minutos.
18h - Encerramento do dia
15/03 (Sexta- feira)
Manhã: Local Auditório Mondercil Paulo de Moraes no Ministério Público do RS - rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS.
9h - Abertura: Secretaria de Logística em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre MPSLTI e FADERS - Loreni Foresti, de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Marli Conzatti, Diretora Presidente da FADERS.
• Padrões de interface e acessibilidade em governo eletrônico. Palestrante Cesar Gonçalves do Bomfim, Analista em Tecnologia da Informação do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/ Ministério do Planejamento. Duração: 1h30min.
• Intervalo para coffee break. Duração: 15 minutos
• Conteúdos Audiovisuais Digitais em prol da Acessibilidade – ACERP – Palestrante Caio Leboutte, Mestre em Economia pela UnB, MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias pela UFF, Graduado e Pós-graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS.
11h30 - Encerramento do evento
Tarde: Local: IFRS – Rua Coronel Vicente, 281 – Centro – Porto Alegre/RS (somente Oficinas)
14h30 - Oficinas – IFRS/POA - Somente para Profissionais de TI, Informática e Gestores Públicos com conhecimento na área. O Profissional deve ser indicado pelo Órgão ou Entidade. Encaminhar e-mail com indicação para cerimonial.faders@gmail.com até 13/03 (manhã). Número de vagas: 40 – Total para as 02 oficinas.
• Software ASES (oficina 1). Oficineiro: Cesar Gonçalves do Bomfim (Analista em Tecnologia da Informação do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/ Ministério do Planejamento). Resumo da Oficina: Breve apresentação do ASES, descrevendo suas funcionalidades e a maneira de testar e corrigir um sítio utilizando a ferramenta em questão. Duração: 1 hora.
• Intervalo para coffee break. Duração: 15 minutos
• Como avaliar a acessibilidade de seu sítio (oficina 2). Oficineiro: Cesar Gonçalves do Bomfim (Analista em Tecnologia da Informação do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/Ministério do Planejamento). Resumo da Oficina: Conceito e os indicadores de acessibilidade, a metodologia, bem como, as ferramentas utilizadas no decorrer da avaliação. Duração: 1 hora.
18h - Encerramento das Oficinas