Notícias
Ministra propõe parceria à CUT para criar Ouvidoria
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou da abertura do 3º Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Políticas Sociais da Central Única de Trabalhadores (CUT). No evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), em Brasília (DF), Rosário propôs uma parceria com a entidade sindical para a criação de uma Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos de Trabalhadores e Trabalhadoras.
“A Secretaria de Direitos Humanos poderia apoiar com toda a certeza uma iniciativa como essa”, disse a ministra ao propor a parceria a Sérgio Nobre e a Expedito Solaney, respectivamente secretário-geral e secretário de políticas sociais da CUT.
Na sua fala, a ministra destacou que o pioneirismo do papel dos trabalhadores na área dos Direitos Humanos. Ela recordou que a Organização Internacional de Trabalho (OIT) foi fundada em 1919, quase 30 anos antes da própria Organização das Nações Unidas (ONU). Logo na 1ª Conferência, a instituição pedia o combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, a redução da jornada de trabalho e os direitos da maternidade.
Diante desse fato, Rosário pediu que as organizações dos trabalhadores assumam também “bandeiras” contemporâneas. Por exemplo, o compromisso de lutar por ambientes de trabalho mais adequados, combatendo a discriminação de gênero, orientação sexual, às pessoas com deficiência, além da denúncia do assédio moral e sexual.
Pouco antes, o presidente da CUT, Vágner Freitas, destacou os avanços nas políticas sociais e a necessidade de continuar progredindo.
Assessoria de Comunicação Social