Notícias
Institutos cariocas aderem ao Viver sem Limite para oferecer cursos para pessoas com deficiência
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, da adesão do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Benjamin Constante (IBC) como demandantes de oferta de cursos, no âmbito do Plano Viver Sem Limite. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos de educação profissional para garantir desenvolvimento profissional, inclusão e exercício da cidadania
O objetivo da parceria é promover, por meio do INES e IBC, a oferta de cursos profissionalizantes para os associados e pessoas vinculadas a essas entidades. A primeira pactuação será com as escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Institutos Federais, CEFETs e escolas técnicas vinculadas às universidades), pelas unidades de ensino dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas Redes Públicas Estaduais de Ensino, com o apoio do Ministério da Educação.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, tem como meta oferecer 150 mil vagas da Bolsa-Formação para pessoas com deficiência até 2014. Em 2012, 20 mil vagas foram ofertadas. A lista de cursos ofertados está disponível em http://pronatec.mec.gov.br/fic/, com indicação de requisitos específicos de escolaridade e idade.
Assinatura de adesão INES e do IBC ao Pronatec no âmbito do Viver sem Limite.
Data: 12 de março de 2013
Horário: 9 H
Local: Endereço: Rua das Laranjeiras, 232 – Laranjeiras – Rio de Janeiro.