Notícias
Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em Brasília
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi comemorado nesta quinta-feira (21) em evento realizado na Câmara dos Deputados. A atividade foi marcada pela apresentação artística de grupos de jovens e crianças com Síndrome de Down. Na ocasião, houve também a abertura da exposição "Direito e Trabalho: Tenho Síndrome de Down e Sou Profissional" e "Asas e Flores", com fotos e pinturas produzidas por profissionais com Down.
Presente no evento, o diretor de políticas temáticas da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos (SNPD/SDH), Roberto John Gonçalves, reforçou a importância da reafirmação da pessoa com deficiência. “Uma iniciativa louvável do parlamento, envolvendo todos os deputados e senadores que são defensores da causa e, sobretudo, pelo protagonismo das pessoas com Síndrome de Down, dando ênfase ao trabalho”.
A cerimônia, que foi organizada pelo Deputado Federal Romário (PSB-RJ), da Frente Parlamentar Mista dos Direitos das Pessoas com Deficiência, teve como tema “Direito e Trabalho: Tenho Síndrome de Down e sou profissional”. Músicos, dançarinos e esportistas com Down tiveram espaço para apresentar suas habilidades diante de mais de cem pessoas.
Também presente na atividade, a vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Ester Pacheco, em conversa com famílias no encontro, acredita que o espaço foi positivo para o movimento. “Tivemos a oportunidade de conversar com várias famílias que acreditam e têm buscado promover a independência dessas pessoas. A Câmara dos Deputados promoveu um evento significativo, que ressalta a potencialidade das pessoas com deficiência”, afirmou.
A exposição "Direito e Trabalho: Tenho Síndrome de Down e Sou Profissional" e "Asas e Flores" ficará até domingo (28), no Hall da Taquigrafia da Câmara.
Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) – A data é celebrada em todos os países-membros da Organização Mundial das Nações Unidas. O dia e mês escolhidos alusivos à trissomia do 21, que caracterizam a pessoa com a síndrome. A primeira comemoração foi em 2006. Desde o ano passado, os 193 países da Organização das Nações Unidas promovem ações de conscientização e em prol dos direitos das pessoas com Down neste dia.
Assessoria de Comunicação Social