Notícias
Criminalidade contra a mulher com deficiência é tema de debate em Alagoas
Uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a mulher com deficiência. Este foi o tema de um debate realizado na última sexta-feira (15), em Alagoas. O evento contou com a participação da coordenadora geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Solange Maria Ferreira, e a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born. O evento foi organizado pela Escola Superior do Ministério Público, o Núcleo de Defesa da Mulher do MPE e a deputada federal por Alagoas, Rosinha da Adefal.
Ao palestrar durante o encontro, que teve como tema “Ser mulher e ter deficiência: como enfrentar está dupla discriminação”, Solange Ferreira destacou a importância de evento para sensibilizar o público em questão. “A ideia é despertar na mulher com deficiência que o papel de avançar nessa luta é nosso. Existem garantias por lei, uma vez que temos secretaria, gestores nacionais, estaduais e municipais comprometidos para esse avanço, mas o papel principal continua sendo nosso'', afirmou.
A coordenadora geral informou ainda que a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos (SNPD/SDH), e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) estão empenhadas neste tema para o planejamento de ações que visem à consolidação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, assim como demais temas que se referem a mulher com deficiência.
Em sua fala, a secretária Katia Born lembrou que a discussão já se arrasta há pelo menos 30 anos e não se admite mais que as mulheres continuem sendo agredidas. “Já tivemos importantes avanços com relação a essa discussão, mas precisamos continuar nessa batalha e esse encontro é importante para que isso aconteça'', reforçou.
Assessoria de Comunicação Social com a Agência Alagoas