Notícias
Comissão julgadora faz primeira seleção das redações inscritas no 10º Premio Construindo a igualdade de Gênero
Comissão julgadora se reuniu na sexta-feira (30/06). Foto: Divulgação/SPM
A Comissão Julgadora do 10° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero reuniu-se nesta terça-feira (30/06), no CNPq, para avaliar e escolher os agraciados desta edição. Das 111 “Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero” que inscreveram seus projetos, 23 foram pré-selecionadas. Também foram pré-selecionadas 606 redações do total de 1495 inscritas.
A abertura da reunião contou com a participação da secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Rosali Scalabrin; da diretora de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Cláudia Dutra; da diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Glenda Mezarobba; e da coordenadora da campanha Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” na ONU Mulheres, Amanda Talamonte.
A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rosali Scalabrin, ressalta que os objetivos do Prêmio são " estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, e sensibilizar a sociedade para tais questões".
Após a reunião da comissão julgadora das categorias do Ensino Superior, que ocorrerá no início de agosto, serão divulgados os agraciados em todas as categorias do prêmio. Na categoria “Estudante do Ensino Médio”, serão premiadas 23 redações, uma por estado, e três em âmbito nacional. Na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero” serão 13 projetos contemplados. A cerimônia do 10° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está prevista para setembro deste ano.
O Prêmio
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, lançado em 2005, integra as ações do Programa Mulher e Ciência, uma iniciativa da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; o Ministério da Educação e a ONU Mulheres.
O Prêmio totalizou, em suas dez edições (2005 a 2015), quase 28 mil inscrições entre redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.
Atualmente, são cinco categorias de concorrentes: 1) Mestre e Estudante de Doutorado, 2) Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado, 3) Estudante de Graduação, 4) Estudante do Ensino Médio e 5) Escola Promotora da Igualdade de Gênero. Para as próximas edições, está prevista a inserção de duas novas categorias: Secretarias Estaduais e Municipais de Educação; e Profissionais e Pesquisadoras (es) em Tecnologias Educacionais.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR