Notícias
Conferências mobilizam mais de dois mil municípios
As Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres tomaram conta do país ao mobilizar mais de 2 mil dos 5.570 municípios brasileiros. As brasileiras estão debatendo as conquistas e avanços das políticas públicas para as mulheres. Este número de adesão é bastante significativo, visto que houve um aumento de quase 50% em relação à 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2011, quando 1,2 mil municípios se envolveram em conferências na etapa municipal. Todos os debates serão levados para a etapa estadual e, por fim, à nacional marcada para março de 2016.
Estes encontros mostram a força e a luta das mulheres inseridas nos mais diversos movimentos e organizações sociais por todo o Brasil, e também é fruto do trabalho de 12 anos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República que vem fortalecendo os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, os movimentos feministas e de mulheres e os Conselhos dos Direitos da Mulher.
O desafio desta 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres de 2016 é debater amplamente “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, com o objetivo de garantir o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres. A meta é traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas nas 27 Unidades da Federação e que as mulheres passem a ocupar mais espaços de poder e decisão.
Estas ações são fundamentais para impulsionar de forma definitiva a construção de um Brasil de igualdade entre mulheres e homens.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR