Notícias
27/05 - Videoconferência debate ações de enfrentamento pela redução da mortalidade materna
Publicado em
27/05/2014 17h32
Atualizado em
02/09/2014 11h17
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e o ministro Arthur Chioro, da Saúde, participaram nesta terça-feira (27/05) de videoconferência, em Brasília, que debateu ações governamentais que visam à redução dos índices de mortalidade materna em todo o país.
Na abertura, o ministro Chioro destacou que uma das prioridades do governo federal é o investimento na promoção e estruturação do sistema de atenção integral à mulher. Esse é um dos caminhos para se alcançar o objetivo do milênio de redução da mortalidade materna. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2012 houve uma redução em 57% no índice de mortalidade.
A ministra Eleonora Menicucci afirmou que é um grande desafio reduzir a mortalidade materna. Segundo ela, além de combater as principais causas de morte relacionadas, entre outros motivos, a problemas de hipertensão durante a gestação, síndromes hemorrágicas e deficiências cardiorrespiratórias, é preciso investir no acolhimento da mulher no sistema de saúde. Defendeu a necessidade de melhor capacitar funcionários da rede de saúde para que faça um atendimento à mulher com respeito e solidariedade.
Participaram da videoconferência a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, a coordenadora-geral de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rurany Silva, técnicos do Ministério da Saúde, representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, da Secretaria Geral da Presidência da República e da Organização Mundial de Saúde.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as – SPM
Presidência da República – PR