Notícias
19/05 – Ministra participa da formatura do Pronatec Brasil Sem Miséria em Santos (SP)
Durante solenidade, formandas e formandos contaram como as iniciativas do Brasil Sem Miséria estão transformando suas vidas
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, representando a presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello, participou da cerimônia de formação de mais de 500 estudantes da região de Santos, em São Paulo, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento aconteceu na sexta-feira (16/05) e teve a presença de prefeitos da região, secretários municipais e representantes das entidades que aplicaram os cursos.
O programa, voltado ao público do Plano Brasil Sem Miséria, formou pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade social. Como representante governo federal, a ministra Eleonora Menicucci parabenizou as diplomadas e diplomados e destacou a importância da qualificação profissional na hora de buscar um emprego.
Em meio aos formandos destacam-se histórias de luta e superação de algumas mulheres. Entre elas, Maria de Jesus do Nascimento, de 39 anos, casada e com três filhos. Desempregada, enfrentou o desafio com apoio dos filhos e concluiu o curso de arrumadora e conferente de cargas.
Outra beneficiada foi Maria Elizabete dos Santos, que falou em nome dos diplomados. Ela agradeceu a oportunidade proporcionada pelo Pronatec e anunciou que já conseguiu emprego, após conclusão do curso. Durante a cerimonia ela teve sua carteira de trabalho assinada.
Quem se beneficia pelo programa são pessoas com baixa renda e que buscaram a qualificação para aumentar a receita familiar. Desde outubro foram oferecidos 33 cursos na Baixada Santista.
Pronatec
– Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem como objetivo ampliar a oferta de cursos rápidos que preparam as pessoas de baixa renda para trabalhar. Esse ensino é voltado a quem tem de 16 a 59 anos e vive em situação de vulnerabilidade social.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres