Notícias
15/05 – Programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ realiza mil atendimentos em todo país
Secretária Aparecida Gonçalves defende a ampliação dos serviços especializados para que o combate à violência contra a mulher possa avançar
As
unidades móveis
, doadas aos estados e ao Distrito Federal pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), realizaram cerca de mil atendimentos e mobilizaram seis mil pessoas, desde o final de 2013. Os 53 veículos já entregues estão levando políticas públicas de gênero ao interior do Brasil.
Os dados foram revelados pela secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, durante participação no programa
Brasil em Pauta
, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), nessa quarta-feira (14/05). O tema tratado pelo programa com jornalistas de rádios de vários estados foi o balanço do Ligue 180.
Os ônibus fazem parte do programa
‘Mulher, Viver sem Violência’
da SPM e circulam nas áreas rurais, levando serviços de segurança pública e de justiça previstos pela Lei Maria da Penha. O atendimento não se restringe aos casos de violência contra a mulher, abrange também informações sobre a legislação, direitos, autonomia econômica e oficinas sobre termas relacionados à questão de gênero.
Entregas continuam
– Na quarta-feira (14), técnicos da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres entregaram duas unidades móveis ao governo de Tocantins. Elas são equipadas com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Aparecida Gonçalves defende a ampliação dos serviços especializados para que o combate à violência contra a mulher possa avançar. “As mulheres, além de sofrerem agressões rotineiras, são ameaçadas e, por isso, têm medo de fazer denúncias”. Por esse motivo, acrescentou, é necessário que elas sejam atendidas pelo serviço especializado. “Os municípios precisam estar preparados para esse trabalho”.
A rede de atendimento à mulher conta com 1.000 serviços especializados no Brasil. A meta da SPM é estender a rede para 10% dos municípios. As unidades móveis e o Ligue 180 – agora disque-denúncia –, eixos do ‘Mulher, Viver sem Violência’, contribuem para que a mulher seja atendida de forma adequada.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres