Notícias
07/05 – SPM participa da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Eventos pela garantia de direitos que ocuparam a Avenida Paulista no fim de semana incluíram a 12ª Caminhada Lésbica e Bissexual
A
Parada do Orgulho LGBT
de São Paulo teve, em 2014, a participação das ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, e dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti (SDH-PR). A Avenida Paulista foi o palco no último domingo (04/05) de reivindicações de garantia de direito à diversidade sexual e pela aprovação da
Lei João Nery
, que trata da identidade de gênero (PLC 122/2206).
Segundos dados apresentados pouco antes da Parada LGBT, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, quatro vezes mais que o segundo colocado, o México. Reivindicou-se que mais estados pactuem com o Termo de Cooperação Técnica de Enfrentamento à Homofobia, cuja adesão é de 16 unidades até o momento.
A parada teve como tema principal a garantia de equidade de direitos para a comunidade LGBT. Foi reforçada a necessidade da aprovação da Lei João Nery, que entre seus artigos postula que "o exercício do direito à identidade de gênero pode envolver a modificação da aparência ou da função corporal através de meios farmacológicos, cirúrgicos ou de outra índole, desde que isso seja livremente escolhido, e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de fala e maneirismos".
Mulheres – No sábado (03/05), segundo organizadoras do evento, ocorreu a " maior caminhada em 12 anos na Avenida Paulista de lésbicas e bissexuais”, as quais têm "algumas pautas específicas, que acabam não sendo comuns a toda a população LGBT".
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres