Notícias
02/05 - Ministra da SPM debate possíveis parcerias com a secretária-geral ibero-americana
Eleonora Menicucci e Rebeca Grynspan tiveram encontro em Brasília. Pauta abrange cultura, educação e espaço empresarial
Debater possibilidades de parceria e apresentar os temas prioritários da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Esse foram os objetivos do encontro entre a secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, e a ministra Eleonora Menicucci. A pauta de prioridades da Segib inclui cultura, educação e espaço empresarial, temas convergentes com ações desenvolvidas pela SPM.
A Conferência Ibero-americana é formada pelos Estados da América e Europa de língua espanhola e portuguesa e foi criada em 1991, na Primeira Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Íbero-América, em 1991.
A XIII Cúpula (Santa Cruz da Serra, Bolívia, 2003)
decidiu criar a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) como nova organização internacional para reforçar esse processo.
Pela SPM, participaram da audiência, que aconteceu em Brasília, a ministra, a secretária-executiva Lourdes Bandeira, a assessora institucional Rosa Maria Marinho e a assessora especial Sônia Malheiros. Pela Segib, além da secretária-geral, participaram o embaixador da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Ruy P. A. Amaral, e o diretor da Segib em Brasília, Germán Garcia da Rosa.
África
– Entre abril e março, a apresentação das iniciativas brasileiras de políticas públicas para as mulheres foi feita para representantes de dois países africanos, Moçambique e Camarões. No final de abril (30/04), a ministra Eleonora Menicucci recebeu uma delegação de parlamentares federais de Moçambique. Houve troca de experiências sobre desafios para igualdade de direitos entre homens e mulheres, sobre o fim da violência de gênero e empoderamento da mulher. Confira matéria:
http://goo.gl/Om2rzf
.
No dia 27 de março, o embaixador do Brasil na República de Camarões, Nei Futuro Bitencourt, ministrou uma palestra em Camarões sobre a promoção da igualdade de gênero, em atendimento a um pedido da ONU Mulheres do país africano. A palestra fez parte do encontro "Gênero no Camarões primeira edição: a luta contra as violências baseadas em gênero, olhares cruzados Brasil-Camarões". Veja álbum no Facebook:
http://zip.net/btnh1X
.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres