Notícias
27/03 – Capital de São Paulo recebe unidade móvel de atendimento às rurais e celebra campanha ‘Quem Ama Abraça’
Ações integram o programa ‘
Mulher, Viver sem Violência’
, da SPM. Ônibus irão circular em 18 municípios da região metropolitana de São Paulo
Clique
aqui
para ver fotos da cerimônia
Representantes do movimento feminista e de mulheres, autoridades, parlamentares e gestoras de organismos de políticas para mulheres participaram, nessa segunda-feira (24/03), do lançamento da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”, em São Paulo. Na ocasião, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), entregou à Prefeitura da capital uma
unidade móvel
de atendimento às mulheres rurais vítimas de violência.
O prefeito Fernando Haddad e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, receberam da titular da SPM a chave do veículo. Este levará serviços especializados de segurança pública e justiça à áreas rurais de 18 municípios da região metropolitana de São Paulo, reforçando a aplicação da Lei Maria da Penha.
Ao falar da importância do serviço, a ministra Eleonora reiterou que “quando as mulheres sobem os degraus da unidade móvel, estão deixando para trás o medo e o pacto do silêncio, e rompendo uma das maiores barreiras, que é denunciar o homem com o qual ela escolheu viver”.
Menicucci reiterou o compromisso do governo federal com o movimento da Marcha das Margaridas que, em 2011, solicitou à presidenta Dilma Rousseff o acesso às políticas de enfrentamento à violência doméstica. “As mulheres rurais demandaram ônibus para atuar no combate à violência. Nós hoje estamos entregando uma das últimas unidades móveis das 54 que irão circular no campo, floresta e áreas periféricas do nosso país”, afirmou a ministra da SPM.
Para Haddad, o ônibus trará mudanças significativas. “Com a unidade móvel, nós não iremos mais esperar o informe da violência doméstica à autoridade competente. Iremos aos bairros estimulando as vítimas e testemunhas a denunciarem e, assim, coibir de maneira decisiva a violência contra a mulher”, disse.
De acordo com a secretária Denise Dau, o veículo começará a circular na primeira quinzena de abril, percorrendo inicialmente o extremo sul da cidade de São Paulo, na região de Parelheiros. Além da capital, a unidade móvel atenderá Barueri, Diadema, Cotia, Carapicuíba, Embu, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo, Taboão, Poá, Itaquaquecetuba, Rio Grande da Serra, Jandira e São Caetano do Sul.
Quem ama abraça
– Realizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com a SPM e o Instituto Avon e com apoio da Fundação Ford, a
campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”
é voltada à mobilização de crianças e adolescentes, para reflexão e superação da violência contra a mulher.
No lançamento em São Paulo, Schuma Schumaher, coordenadora da Redeh, apresentou os dois vídeos que compõem a segunda fase do projeto. Em um deles, a música tema do “Quem Ama Abraça”, escrita com exclusividade por Gabriel Moura e Rogê, é cantada por
nomes famosos do funk carioca e paulista
. No segundo vídeo,
um coral infanto-juvenil e solistas mirins
, de diversas regiões, interpretam a canção.
“Quando elaboramos o projeto, queríamos fazer uma campanha de prevenção que discutisse as relações sociais e de poder impregnadas na sociedade”, contou Schuma. “Queríamos discutir questões importantes para que as crianças começassem a perceber, desde cedo, que o bom é respeitar o outro, abraçar, e que os conflitos, sempre que possível, devem ser resolvidos a partir do diálogo”, acrescentou.
Da solenidade na capital paulista também participaram a coordenadora do Instituto Magna Mater, Patrícia Mourão, a diretora musical do “Quem Ama Abraça”, Leila Pinheiro, o programador visual Lula Ricardi e os artistas mirins Giovana, Ícaro e Gustavo, que emprestaram as vozes para que a campanha se voltasse às crianças.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres