Notícias
13/01 - Governo federal e municipal iniciam parceria para criação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia em São Paulo
Professora Titular em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, a ministra Eleonora foi uma das principais articuladoras do acordo de cooperação entre a Unifesp, o Into e a Prefeitura de São Paulo que prevê a instalação de unidade no Hospital Arthur Ribeiro Saboya
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Politicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), assinaram na última sexta-feira (13/01), em São Paulo, termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Paulo e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) para a criação de mais um serviço de traumatologia, ortopedia e reabilitação no Brasil. No estado de São Paulo, será uma parceria entre Unifesp, Secretaria de Saúde Municipal e Ministério da Saúde no Hospital Arthur Ribeiro Saboya. A iniciativa vai possibilitar tratamento a uma das principais causas de mortes e sequelas hoje no Brasil.
Professora Titular em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, a ministra Eleonora foi uma das principais articuladoras do acordo de cooperação que, além da universidade e do Into, inclui a Prefeitura da capital paulista. “Esse termo de cooperação fará com que São Paulo dê um passo à frente não só no tratamento de traumas causados por acidentes, mas também na implementação de uma saúde pública de qualidade e respeitosa, além de contribuir para a formação técnica”, disse Menicucci, durante a solenidade de assinatura do acordo.
A ministra ressaltou o êxito em participar da articulação que resultou na cooperação técnica entre o governo federal e a prefeitura. “Estamos avançando na implementação de uma política de forma correta e transparente”. Iniciativas como essa, segundo ela, significam a inclusão de mais de 40 milhões de pessoas nos sistemas de saúde e educacional brasileiro, que somam ao combate à pobreza. Eleonora Menicucci observou que o serviço de traumatologia do hospital terá um atendimento especifico para as mulheres.
Alexandre Padilha afirmou que os traumas provocados por acidentes de motos ou de carros e também por armas deixaram de ser um tema isolado e passaram a ser decisivos para a saúde publica. “O Brasil vive uma epidemia de carros e motos. O número de acidentes tem crescido mais que o número de óbitos. Isso significa que o País está adotando ações de prevenção como essa e evitando o aumento de mortes”, declarou o ministro da Saúde. “Temos o desafio de salvar vidas e também de formar profissionais que influenciem nas políticas de prevenção a acidentes e a traumas”, propôs Padilha.
“Essa parceria possibilitará o atendimento de pessoas que aguardam meses por uma prótese e tratamento”, afirmou a reitora da Unifesp, Sorayab Soubhi Smaili. Ela destacou a atuação da ministra Eleonora e do ministro Padilha, que, em sua opinião, acreditaram na iniciativa e trabalharam para que ela se concretizasse.
O secretário municipal de Saúde de São Paulo, José de Filipi Junior, anunciou que a prefeitura já está concluindo a primeira etapa de planejamento para que a implementação do serviço seja agilizada. Ele informou alguns dados que mostram a urgência de ações para tratamentos de traumas na capital paulista. “Só em dezembro de 2013 foram registradas 3510 quedas e mais de 3 mil acidentes de trânsito”. Nessa cooperação técnica, o Ministério da Saúde já destinou R$ 15,6 milhões para a reforma do hospital, explicou Filipi.
Presente à solenidade de assinatura do acordo, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Wilson Pollara, disse que o trauma é hoje uma doença tão importante que a secretaria estadual está discutindo uma medida que torne a notificação compulsória. Assim, o governo terá dados mais concretos para subsidiar as ações. Participaram do ato de assinatura o senador Eduardo Suplicy, o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, e o diretor do Into, João Mateus Guimarães.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres