Campanhas
Visa uma mudança cultural, em que a violência contra as mulheres seja responsabilidade de toda a sociedade, inclusive na intolerância e repressão de ações cotidianas de ameaças e agressões às mulheres.
Viver sem violência. Direito das mulheres do campo e da floresta . É uma campanha nacional desenvolvida em conjunto pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fórum Nacional para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. Visa prevenir e enfrentar a violência sofrida pelas mulheres rurais em todo País.
A campanha institucional Ligue 180 foi lançada no dia 24 de novembro de 2010; não por acaso, véspera da comemoração dos 5 anos de existência da Central de Atendimento e do Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher. Com o mote “uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres”, a campanha surge num contexto em que a prática de denúncia é identificada pela sociedade como o método mais eficiente para diminuir os casos de violência doméstica contra as mulheres.
Como estratégia de mídia, foram criados spots de rádio,vídeo para a TV, anúncios em revistas, cartazes, folders e peças de mobiliário urbano.
O objetivo da campanha é o enfrentamento à desigualdade e à violência de gênero, e é destinada aos jovens dos 22 países ibero-americanos para conscientizá-los sobre o tema.